domingo, 8 de agosto de 2010

Luís Paulo Antunes vence segunda prova seguida do Circuito CAIXA

Adriana Aparecida da Silva, do Pinheiros e Luís Paulo da Silva, do Cruzeiro - Foto: Luíz Doro/Adorofoto

Valdir de Oliveira e Edielza Guimarães, os vice-campeões em Fortaleza, mantêm a liderança do Ranking

Fortaleza (CE) - O paulista Luís Paulo da Silva Antunes espantou de vez a má fase e ganhou a segunda etapa seguida do Circuito de Corridas da CAIXA. Depois de vencer em São Paulo, há três semanas, o atleta do Cruzeiro foi o campeão na manhã deste domingo em Fortaleza. Entre as mulheres, Adriana Aparecida da Silva, do Pinheiros, surpreendeu as favoritas. Os vice-campeões, Valdir Sérgio de Oliveira e Edielza Alves Guimarães, mantiveram a liderança do Ranking Nacional CAIXA/CBAt de Corredores de Rua. A oitava etapa do Circuito CAIXA será realizada em Curitiba, no dia 17 de outubro.

A sétima etapa do Circuito CAIXA foi marcada pela grande presença de corredores de elite. Participaram um total de 36 atletas, sendo 21 homens e 15 mulheres. A elite feminina foi a primeira a largar para o belo percurso de 10 km ao longo da orla de Fortaleza, a partir do estacionamento do Marina Park Hotel, com sol e temperatura de 23 graus C.

Logo nos primeiros quilômetros um grupo de quatro corredoras se destacou - Adriana Aparecida da Silva, Edielza Alves Guimarães e Conceição de Maria Carvalho. Na metade da prova, Edielza forçou o ritmo e assumiu a ponta para ser ultrapassada no sétimo quilômetro por Adriana, que manteve a liderança até cruzar a linha de chegada em 35min40s.

"Foi minha estréia em Fortaleza e a segunda prova do Circuito que disputo este ano (foi quarta em Porto Alegre). Estou feliz com a vitória e gostei bastante do percurso, embora aqui seja sempre quente", contou a atleta nascida em Cruzeiro, no Vale do Paraíba, e que treina em São Paulo. Adriana está dedicando-se a provas mais longas, tanto que ficou em terceiro na Maratona de São Paulo, e agora viaja para um treino de um mês na altitude da Colômbia para preparar-se para a Maratona de Berlim, em 26 de setembro. "Vou tentar um bom resultado para conquistar o índice para o Pan de Guadalajara", acrescentou a atleta que soma 100 pontos no Raking e está na sexta colocação.

A líder do Ranking segue firme em seu objetivo de terminar a temporada entre as três primeiras. Edielza Guimarães soma agora 235 pontos depois do segundo lugar deste domingo. "O resultado foi bom porque aumentei um pouco a vantagem para a Conceição (foi quarta e agora tem 201 pontos)", explicou a também estreante na capital cearense. Agora Edielza disputará a Meia Maratona do Rio e a oitava etapa do Circuito CAIXA, em Curitiba, em outubro. A terceira colocada no Ceará, Maria Zeferina Baldaia, está na mesma posição no Ranking, com 190 pontos.

Luís Paulo volta com tudo - Depois de pensar até em abandonar o atletismo, em função de problemas pessoais, outro atleta do Vale do Paraíba, nascido em Guaratinguetá, brilhou em Fortaleza. Luís Paulo da Silva Antunes, manteve-se no pelotão até o quinto quilômetro. Logo depois forçou o ritmo e passou Sivaldo Santos Viana, sendo seguido por Valdir Sérgio de Oliveira, até a vitória em 30min20s.

"Tive um ano de muitas dificuldades, separei da mulher e até pensei em largar a carreira, mas agora voltei com tudo e vou surpreender nos próximos meses. Quero pódio na Meia Maratona do Rio e chegar 1.000% para ganhar a São Silvestre", garantiu emocionado o campeão das etapas de Fortaleza e de São Paulo, que fará 30 anos em novembro. "Tenho treinado junto com a Edielza, em Pindamonhangaba, e nessa fase difícil fui ajudado pelo Emerson Iser Bem, que foi um grande atleta e até venceu a São Silvestre", disse o corredor do Cruzeiro que é o sexto colocado no Ranking com 117 pontos.

Seu companheiro de clube, Valdir de Oliveira, também ficou emocionado após cruzar a linha em segundo lugar. "Foi uma prova difícil pelo calor e o vento. Hoje é um dia especial porque perdi meu pai há pouco tempo e queria dedicar a vitória a ele. Mesmo assim, o resultado foi bom para aumentar a liderança no Ranking", afirmou Valdir que soma 260 pontos, 103 a mais do que Sivaldo Viana. José do Nascimento, quinto em Fortaleza, é o terceiro no Ranking com 145 pontos. Giomar Pereira da Silva, que estava inscrito, mas não apareceu, é o quarto com 127 pontos.

Homenagem aos pais - O grande contigente de amadores, que somou 2.600 corredores, largou separado das duas elites. Todos comemoraram a qualidade de vida e alguns fizeram homenagem ao Dia dos Pais. A mais criativa foi a publicitária Hortência Bione, de 21 anos, que criou duas camisetas, que juntas formavam a frase : Meu pai é (na camiseta dela) o cara (na camiseta do pai). Nas costas a frase era outra: o cara (na camiseta dela) sou eu (na camiseta do pai). O pai homenageado, Luciano Bione, empresário do setor de transportes, de 52 anos, não cabia de felicidade.

"Ela me deu a camiseta só hoje de manhã. Chorei e a beijei feliz. Na corrida estava tão motivado que baixei meu tempo nos 10 quilômetros em mais de um minuto (completou em 57 minutos)", contou ao lado filha, toda sorridente, que fez o percurso de 5 quilômetros e esperou o pai chegar para comemorar.

Padrinho da prova - O medalhista olímpico Edson Luciano foi o padrinho da sétima etapa do Circuito CAIXA. Ele deu uma palestra para 100 alunos da Faculdade Metropolitana (FAMETRO), na noite de sexta-feira e participou da prova neste domingo, dando a largada e fazendo a premiação. O ex-velocista, que conquistou a medalha de bronze na Olimpíada de Atlanta/1996 e a de prata na de Sydney/2000 com a equipe brasileira do revezamento 4x100 m, faz parte do programa Heróis do Atletismo.

Resultados

Masculino
1- Luis Paulo da Silva Antunes (Cruzeiro) - 30min20s
2- Valdir Sérgio de Oliveira (Cruzeiro) - 30min48s
3- Sivaldo Santos Viana (M.Calçados/Naval Freitas) - 30min51s
4- Sérgio Celestino da Silva (Pinheiros/Asics/CAIXA) - 31min13s
5- José do Nascimento Souza (Uniort/Londrina) - 31min22s
6- Alequessandro Paula Silva (Peterfrfut:PMVNI) - 31min27s
7- Cícero Marcos de Lima (GPA Clube) - 32min03s
8- Benedito Donizeti Gomes (M.Calçados/CAIXA) - 32min14s
9- Justino Pedro da Silva (Fitfan/Polenguinho) - 32min24s
10- José Rodrigues dos Santos (ADC União Guarulhense) - 32min42s

Feminino
1- Adriana Aparecida Silva (Pinheiros/Asics/CAIXA) - 35min40s
2- Edielza Alves dos Santos Guimarães (Ejelp/Pindamonhangaba) - 35min53s
3- Maria Zeferina Baldaia (CAIXA/Serquimica/Mizuno) - 36min06s
4- Conceição de Maria Oliveira (FindYourSelf/CAIXA) - 36min21s
5- Marizete Moreira dos Santos (Caso/CAIXA) - 36min37
6- Antonio Bernadete da Silva (Centiser/CAIXA) - 38min13s
7- Maria Sandra Pereira Silva (Grancursos/CAIXA) - 38min51s
8- Elizabeth Esteves de Souza (Stefanini / CAIXA) - 39min02s
9- Eliane Costa de Jesus (Fazatleta/M55/Grupo Dez) - 39min24s
10- Adeluci Moraes (Sercomtel/Cláudio Ribeiro) - 39min33s

Mais importante competição de corridas de rua do País e o único a contar com a chancela da CBAt, o Circuito CAIXA já reuniu 64.100 corredores desde sua criação, em 2004. A competição passará ainda por Curitiba (17/10), Uberlândia (7/11) e Brasília (28/11), percorrendo oito Estados brasileiros até o fim do ano, num total de dez etapas, que somam pontos para o ranking brasileiro de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking garantem o patrocínio da CAIXA para 2011.

A CAIXA Econômica Federal é a patrocinadora do Circuito, com organização e promoção da HT Sports, apoio das Lojas Centauro, Marathon - isotônico oficial e Água Mineral Indaiá. Em Fortaleza, contou ainda com o apoio da Unimed Fortaleza, Construtora MRV, Incorporadora MAGIS, Polenguinho e Prefeitura de Fortaleza, além da supervisão técnica da CBAt e da Federação de Atletismo do Ceará.


Siga a LOCAL no Twitter: http://twitter.com/localcomunica

LOCAL DA COMUNICAÇÃO

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa | www.coletivodeimprensa.jor.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.