quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Conjunção de planetas pode ser observada em visita noturna ao cerrado

Nos dias 13 e 14 de agosto o projeto "Visitas orientadas à trilha da natureza" formará grupos de interessados em realizar um percurso de aproximadamente dois quilômetros na área de Reserva Legal da UFSCar. Durante a caminhada noturna será possível realizar observações astronômicas a olho nu e com a utilização de telescópios colocados em pontos estratégicos da trilha.

A principal atração será a conjunção de quatro planetas com a Lua. No início da noite será possível ver na mesma região do céu os planetas Mercúrio, Vênus, Marte, Saturno e a Lua, que está em fase crescente. A atividade faz parte da campanha de observação "Festa dos Astros", promovida pela Rede Brasileira de Astronomia (RBA).

Os organizadores da caminhada consideram que a união da trilha com as observações astronômicas propicia uma experiência de aprendizagem diferenciada, na qual é possível contemplar a natureza e os astros celestes na mesma ocasião. Os monitores que acompanham os visitantes estimulam a percepção sobre aspectos da fauna, da flora e da ecologia do cerrado, além da importância da sua conservação. As observações serão canceladas em caso de tempo nublado ou chuvoso.

Os interessados em participar do passeio devem comparecer às 17h30 na entrada da Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar, localizada na área Norte do campus São Carlos. É necessário estar trajando calça comprida e tênis. Recomenda-se levar água, lanche e lanterna.

Mais informações podem ser obtidas no site http://astro2009.wordpress.com/eventos/, pelo telefone 3351-9795 ou pelos e-mails astronomia2009@ufscar.br e trilhadanatureza@gmail.com

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa | www.coletivodeimprensa.jor.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.