domingo, 15 de agosto de 2010

BCRI alavanca a pesquisa clínica no país

Com apoio do Duke Clinical Research Institute, BCRI ganha sede própria e sedia curso de Master of Health Science

Em 16 de setembro será inaugurada a nova sede do Brazilian Clinical Research Institute (BCRI). Fundado em 2009, o BCRI é uma instituição sem fins lucrativos que trabalha junto aos mais conceituados centros de pesquisa do Brasil, coordenados por profissionais de ponta que possuem experiência comprovada em pesquisa clínica, área de atuação que desponta nos dias de hoje.

Um dos principais centros vinculados ao BCRI é o Centro de Pesquisa Clínica das Disciplinas de Clínica Médica e Cardiologia da Unifesp (CPCMC). Recém-inaugurado, mas já em franca atividade, possui mais de 20 estudos em andamento e estrutura de última geração para a realização de pesquisas clínicas.

O Brazilian Clinical Research Institute tem como meta colaborar para a melhoria da saúde, qualidade de vida e dignidade da pessoa humana, gerando assim, conhecimento por meio de pesquisa em diversos segmentos, sempre com vistas na melhoria da saúde dos cidadãos.

"O BCRI representa uma grande oportunidade para o país, que ganha, ao mesmo tempo, um instituto completo, a mais alta tecnologia da informação e um novo paradigma na pesquisa clínica, que passa a ser institucionalizada", revela o Prof. Antonio Carlos Lopes, que preside o BCRI.

A entidade nasceu e foi estruturada em interface com o Duke Clinical Research Institute (DCRI), da Duke University (EUA). Após passar por auditoria da universidade norte-americana, fato inédito no país, o Instituto foi reconhecido como o braço da Duke no Brasil, comprovando a elevada qualidade na condução dos estudos clínicos já realizados, ou em andamento, e nivelando-se aos principais centros internacionais equivalentes.

"O Brasil, mais do que nunca, está se consolidando na vitrine do mundo em pesquisa clínica", afirma Prof. Lopes. 

Master of Health Science, Duke University

Também fruto da parceria com a universidade norte-americana, o BCRI em sua nova sede irá promover o curso de Master of Health Science, que hoje é ministrado na Duke University e será também transmitido no Brasil via teleconferência.

"Prova do imenso respeito daquela instituição pelo trabalho que vem sendo feito no Brasil, e também pelo grande profissionalismo e potencial, teremos o privilégio de sediar a aula inaugural da próxima turma, que será então transmitida para vários estados americanos e demais países que oferecem o curso", revela o Prof. Antonio Carlos Lopes. 

Mais informações em www.bcri.org.br

Chico Damaso | Acontece

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa | www.coletivodeimprensa.jor.br