quinta-feira, 24 de junho de 2010

Inscrições para o processo seletivo do novo curso UNIVESP/USP encerram domingo (27)

Candidatos devem se inscrever no site da FUVEST para a prova de seleção do curso de especialização Ética, Valores e Saúde na Escola; curso é gratuito.

A Fundação Universitária para o Vestibular (FUVEST) receberá até domingo (27) as inscrições para o processo seletivo do curso de especialização Ética, Valores e Saúde na Escola, realizado pela USP, através da Escola de Artes, Ciência e Humanidades – EACH (USP-Leste). Inicialmente previstas para ocorrer até o dia 21/6, as inscrições foram prorrogadas em decorrência de problemas técnicos no site da FUVEST. Firmado em uma parceria do Programa Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) com a Universidade de São Paulo (USP), o curso é
gratuito e tem o objetivo de oferecer elementos aos profissionais da educação para que promovam no cotidiano das escolas ações de formação ética, que visem à cidadania e ao respeito à diversidade humana, com foco em temáticas de saúde. O curso também oferecerá uma base de conhecimentos sobre saúde, estigmatização e avanços da pesquisa acadêmica e científica sobre a epilepsia e outras enfermidades de natureza neurológica, além das possibilidades de tratamento e convivência. 

Serão 350 vagas distribuídas em quatro cidades do Estado: São Paulo, Campinas, São Carlos e Ribeirão Preto. O curso terá duração de 15 meses e carga horária de 480 horas – sendo 360 de atividades didáticas e 120 para elaboração de monografia. Como utiliza Tecnologias de Informação e de Comunicação (TICs), 50% das atividades do curso serão a distância e os outros 50% serão presenciais, com utilização intensiva da internet, da UNIVESP TV e material impresso. As vagas serão organizadas em turmas constituídas por grupos, que terão locais e horários de aulas presenciais obrigatórios (detalhes no final do texto).

Para o Secretário de Ensino Superior, Carlos Vogt, a expectativa com o novo curso é elevada. "Trata-se de um importante passo, que vai garantir uma nova oportunidade de ensino de qualidade", afirma. "Além disso, este é o primeiro processo seletivo da parceria firmada entre UNIVESP e USP, o que abre uma perspectiva promissora de cooperações futuras em novos cursos, perspectiva na qual já se inscreve concretamente o curso de licenciatura em Ciências, a ser oferecido também neste ano, no segundo semestre", completa.

Inscrições
Os interessados poderão se inscrever exclusivamente pelo site da FUVEST (
www.fuvest.br) até o dia 27/6. Após o preenchimento da ficha de inscrição, o interessado deve pagar uma taxa de R$ 50,00 (cinquenta reais) na rede bancária. O boleto de pagamento terá validade até o dia 28, segunda-feira. O candidato deve preencher, cumulativamente, os seguintes requisitos: ser portador de diploma de ensino superior e ser professor, coordenador pedagógico, vice-diretor ou diretor em instituição de educação infantil, de ensino fundamental, médio ou profissional no Estado de São Paulo em exercício.
O ingresso no curso será realizado por processo de seleção classificatório, com o aproveitamento dos candidatos classificados até o limite de vagas fixadas para cada grupo (ver abaixo), obedecendo às normas do edital.

Prova
A prova será realizada no dia 18/7, domingo, na cidade que o candidato indicou como opção para cursar as atividades presenciais obrigatórias, em local e horário a serem divulgados no site da FUVEST. O exame será constituído por uma redação em língua portuguesa, elaborada em gênero dissertativo e seguindo a norma padrão da língua, sob temática relacionada aos objetivos do curso, com pontuação máxima de 100 (cem) pontos. A nota da redação será o resultado da avaliação de três aspectos textuais: (1) tipo de texto e abordagem do tema, (2) estrutura e (3) expressão.

O candidato deverá exibir no momento de realização da prova, obrigatoriamente, cédula de identidade original em boas condições de visibilidade, de modo a possibilitar a conferência da foto, assinatura e demais dados.

Matrículas
A matrícula dos candidatos convocados ocorrerá nos dias 29 e 30/7, no local de realização do curso para cada turma, em horário e endereço que serão informados no site da FUVEST. Os aprovados deverão apresentar 2 (duas) fotos 3x4 recentes e 1 (uma) cópia, acompanhada dos originais, de cada um dos seguintes documentos:

I - diploma de curso superior
II - três últimos demonstrativos de vencimento ou atestado comprovando estar em efetivo exercício da função docente/administrativa em escola de educação infantil, fundamental, média ou profissional no Estado de São Paulo
III - cédula de identidade
IV - certificado que comprove estar em dia com o serviço militar, para candidatos do sexo masculino
V - comprovante de endereço

Início das aulas
Para todas as turmas o início das aulas está agendado para agosto de 2010.

Metodologia
O curso utilizará como metodologia a proposta da Aprendizagem Baseada em Problemas e por Projetos (ABPP), que adota como princípio o papel ativo dos estudantes na construção do conhecimento. Nessa concepção, trabalhando em pequenos grupos e coletivamente, os alunos deverão pesquisar e resolver problemas complexos, práticos e cotidianos, relacionados à realidade das práticas docentes e das instituições educativas em que atuam profissionalmente. Inicialmente, o que esse tipo de abordagem educacional aponta é uma mudança na forma de organização do ensino e da aprendizagem no nível universitário. O foco da ação educativa deixa de ser o ensino e volta-se para a aprendizagem do estudante, o que solicita a construção de novos modelos de funcionamento acadêmico.

Módulos
I – Interdisciplinaridade, transversalidade e projetos
II – Saúde e educação
III – Profissão docente na sociedade contemporânea
IV – Educação e aspectos psicossociais da epilepsia
V – Trabalho de Conclusão de Curso

Disciplinas
Cada semestre é organizado em torno de dois módulos centrais. Serão oferecidas algumas disciplinas específicas, como apoio ao tema em estudo e aos projetos em desenvolvimento:

- Temas transversais e a estratégia de projetos
- Profissão docente
- Educação e construção de valores
- Educação Especial / Inclusiva e epilepsia: possibilidades, avanços, desafios.
- Educação comunitária e para a cidadania
- Doenças neurológicas, com ênfase em epilepsia
- Epilepsia: perspectiva psico-social e a interação com a sociedade
- Saúde na escola
- Tutoria de Projetos I e II
- Tutoria de Projetos em ética e saúde III e IV
- Trabalho de campo supervisionado I
- Trabalho de campo supervisionado II, III e IV – ética e saúde
- Trabalho de Conclusão de Curso – monografia em ética e saúde

Distribuição das vagas
As 350 vagas serão organizadas em turmas constituídas por grupos, que terão locais e horários de aulas presenciais obrigatórios, com frequência mínima de 85%, conforme discriminado a seguir:

Turma 1 – EACH (USP Leste)
Grupo 1 - Terça-feira, das 19 às 22h30 horas (12 vagas)
Grupo 2 - Quinta-feira, das 13h30 às 17 horas (12 vagas)
Grupo 3 - Quinta-feira, das 19 às 22h30 horas (13 vagas)
Grupo 4 - Sábado, das 8h30 às 12 horas (13 vagas)

Turma 2 – EACH (USP Leste)
Grupo 1 - Terça-feira, das 19 às 22h30 horas (12 vagas)
Grupo 2 - Quinta-feira, das 13h30 às 17 horas (12 vagas)
Grupo 3 - Quinta-feira, das 19 às 22h30 horas (13 vagas)
Grupo 4 - Sábado, das 8h30 às 12 horas (13 vagas)

Turma 3 – FE-USP (Cidade Universitária)
Grupo 1 - Terça-feira, das 19 às 22h30 horas (12 vagas)
Grupo 2 - Quinta-feira, das 13h30 às 17 horas (12 vagas)
Grupo 3 - Quinta-feira, das 19 às 22h30 horas (13 vagas)
Grupo 4 - Sábado, das 8h30 às 12 horas (13 vagas)

Turma 4 – IFSC (USP São Carlos)
Grupo 1 - Quinta-feira, das 19 às 22h30 horas (12 vagas)
Grupo 2 - Sexta-feira, das 13h30 às 17 horas (12 vagas)
Grupo 3 - Sexta-feira, das 19 às 22h30 horas (13 vagas)
Grupo 4 - Sábado, das 8h30 às 12 horas (13 vagas)

Turma 5 – FFCLRP (USP Ribeirão Preto)
Grupo 1 - Segunda-feira, das 13h30 às 17 horas (12 vagas)
Grupo 2 - Quinta-feira, das 19 às 22h30 horas (12 vagas)
Grupo 3 - Sexta-feira, das 19 às 22h30 horas (13 vagas)
Grupo 4 - Sábado, das 8h30 às 12 horas (13 vagas)

Turma 6 – Unicamp (Campinas)
Grupo 1 - Quinta-feira, das 13h30 às 17 horas (12 vagas)
Grupo 2 - Quinta-feira, das 19 às 22h30 horas (12 vagas)
Grupo 3 - Sexta-feira, das 19 às 22h30 horas (13 vagas)
Grupo 4 - Sábado, das 8h30 às 12 horas (13 vagas)

Turma 7 – Unicamp (Campinas)
Grupo 1 - Quinta-feira, das 13h30 às 17 horas (12 vagas)
Grupo 2 - Quinta-feira, das 19 às 22h30 horas (12 vagas)
Grupo 3 - Sexta-feira, das 19 às 22h30 horas (13 vagas)
Grupo 4 - Sábado, das 8h30 às 12 horas (13 vagas)

UNIVESP
O Programa Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) foi criado pelo decreto nº 53.536 de 9 de outubro de 2008 com o objetivo de ampliar o acesso à educação superior pública, em parceria com as três universidades paulistas - USP, Unicamp e UNESP - e com o Centro Paula Souza. A estrutura consorciada da UNIVESP agrega ainda outras importantes instituições, entre elas a Fundação Padre Anchieta, a Fapesp, a Fundap e a Procuradoria Geral do Estado.

Os cursos oferecidos pela UNIVESP têm o seu projeto acadêmico e seus conteúdos formulados pelas instituições de ensino que os propõem. São elas também as responsáveis pelo processo de seleção para o ingresso dos alunos, bem como pela avaliação de seu desempenho nos cursos. À UNIVESP cabe garantir as condições materiais, financeiras e tecnológicas para a realização desses cursos, acompanhando, de modo integrado com a instituição parceira, a sua realização, o seu desenvolvimento e o aproveitamento dos alunos neles matriculados.

Já estão em andamento, no âmbito do Programa UNIVESP, o curso de Pedagogia em parceria com a UNESP e o curso de idiomas (inglês e espanhol) no Centro Paula Souza. Para o segundo semestre deste ano a USP prepara sua primeira graduação em parceria com a UNIVESP – o curso de licenciatura em Ciências, inédito no país.

Assessoria de Comunicação do Programa UNIVESP.

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa | www.coletivodeimprensa.jor.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.