segunda-feira, 12 de abril de 2010

Evento internacional discute as antropologias dos Andes e da Amazonia

São Carlos sedia, nesta semana, evento internacional para discutir as antropologias dos Andes e da Amazônia

Simpósio acontece na UFSCar reunindo pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Atividade é aberta ao público interessado

Nos dias 15 e 16 de abril, o Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) promove o Simpósio "Mundos Visuais e Sensoriais Andinos e Amazônicos: Pesquisas Recentes". O evento, que reúne pesquisadores brasileiros e estrangeiros, é gratuito e aberto a todo o público interessado pelo tema.

O interesse por uma renovação do campo comparativo entre os Andes e a Amazônia tem sido recentemente almejado por diferentes gerações de especialistas. Construídas sobre tradições intelectuais distintas, as antropologias dessas regiões ainda carecem de um idioma comum sobre o qual um corpo mais amplo de questões possa transitar. O Simpósio pretende explorar o rico material surgido em torno desta temática como uma via privilegiada para gerar esse trânsito de questões entre os Andes e a Amazônia, que raramente são postos a dialogar.
O evento, organizado pelos coordenadores Aristoteles Barcelos Neto, da University of East Anglia e do PPGAS, e Elsje Maria Lagrou, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, começa nesta quinta-feira com a temática "Andes, Amazônia: arqueologia, história e etnografia". Às 16 horas, tem início a conferência de abertura "Andes e Amazônia: o questionável artifício tipológico das áreas etnográficas", com Ricardo Cavalcanti-Schiel, vinculado ao Laboratoire d'Anthropologie Sociale do Collège de France.

No dia 16 de abril, o primeiro debate aborda o tema "Superfícies, corpos: da beleza e do universo das técnicas como idiomas cosmológicos". Já na parte da tarde, a temática será "Linhas, sons: mundos intersemióticos". O debate de encerramento será no dia 16, às 16h45.
O evento é aberto ao público e não é necessário efetuar inscrição. Todas as atividades serão realizadas no Auditório do Departamento de Ciências Sociais, localizado na área Sul do campus São Carlos. A programação completa já está disponível no site
www2.ufscar.br/uploads/simposio_mundos_visuais.doc. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3351-8371.

Beatriz Bueno
Coordenadoria de Comunicação Social da
Universidade Federal de São Carlos

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.