quinta-feira, 22 de abril de 2010

Brasil e Líbano definem parcerias em desenvolvimento social

Bruno Spada / MDS   
Diante dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Michel Suleiman, do Líbano, a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, e o ministro libanês de Assuntos Sociais, Selim El Sayegh, assinaram nesta quinta-feira (22) documento que prevê cooperação entre os dois países nesse setor. O objetivo do memorando de entendimento é promover, por exemplo, ações de assistência técnica, capacitação, gerenciamento de dados e troca de conhecimento e experiência.
 
Os dois países vão elaborar, a partir de agora, um projeto de cooperação que abrangerá iniciativas nas áreas de redução da pobreza, políticas e estratégias de desenvolvimento social, proteção e inclusão social, direitos de comunidades vulneráveis, monitoramento de serviços e planejamento descentralizado. Também estão previstas visitas técnicas e seminários. 
 
No site do MDS, os internautas podem consultar o número de cisternas construídas por Estados e por Municípios  
 
A proposta começou a ser gestada em março na II Reunião de Ministros de Assuntos Sociais e Desenvolvimento da Cúpula América do Sul e Países Árabes (Aspa), em Brasília. Durante sua presença no Brasil, o ministro El Sayegh visitou um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Algumas das formas de trabalho dessa unidade foram adotadas no Líbano, onde já funcionam cerca de 170 espaços que prestam serviços socioassistenciais.
 
A ministra Márcia Lopes definiu que uma missão brasileira irá a Beirute para analisar as ações do governo libanês na área social. Durante a solenidade de hoje em Brasília, também foi assinado acordo na área de esportes. O presidente Lula disse que o Líbano deve ser a porta de entrada dos investimentos brasileiros no mundo árabe e informou que o Brasil triplicou seu comércio com aquele país. Também participaram do evento os ministros Celso Amorim (Relações Exteriores) e Miguel Jorge (Desenvolvimento Econômico).
 
João Luiz Mendes
Ascom/MDS
--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.