sexta-feira, 9 de abril de 2010

Arquipélago de Galápagos pode sair da lista do Patrimônio Mundial em Perigo

Brasília 9 de abril de 2010 - Entre 9 e 14 de abril, o ministro da Cultura Juca Ferreira cumpre agenda oficial no Equador. Enquanto Presidente do Comitê do Patrimônio Mundial, participa de visita às Ilhas Galápagos, até 11 de abril, junto à UNESCO e ao governo equatoriano. Em 2007, o arquipélago foi inscrito na Lista do Patrimônio Mundial em Perigo e, neste ano, poderá ser retirado da lista, se assim decidir o Comitê em sua próxima reunião, marcada para 25 de julho, em Brasília. O evento envolverá mais de 180 países, que irão discutir as novas candidaturas à Lista do Patrimônio Mundial e o estado de conservação e de risco dos bens já registrados. O Ministro Juca Ferreira vai conhecer os trabalhos de preservação desenvolvidos na região junto a representantes e técnicos da UNESCO e dos Ministérios do Meio Ambiente do Brasil e do Equador. 

Nos dias 12 e 13 de abril, o ministro cumpre agenda em Quito, onde participa do XVII Fórum de Ministros de Cultura e Responsáveis de Políticas Culturais da América Latina e Caribe, no Ministério de Relações Exteriores, Comércio e Integração do Equador. O encontro deverá reunir ministros e dirigentes de 33 países para tratar de mecanismos de integração e cooperação cultural e para discutir políticas comuns de promoção à diversidade e ao desenvolvimento cultural do bloco. 

Dentre as pautas a serem debatidas na reunião, estão a Mostra Itinerante de Cinema do Caribe, a criação do Museu Virtual da América Latina e Caribe e do Museu do Carnaval das Américas, assim como o Programa de Capacitação sobre Patrimônio Mundial para o Caribe, dentre outras. 

Na manhã do dia 14 de abril, o ministro Juca Ferreira assina protocolo de intenções junto ao seu homólogo, Ramiro Noriega Fernandez, que prevê novas ações bilaterais de cooperação e intercâmbio cultural. Em 2007, foi firmado Programa Executivo Cultural entre os dois países, pelo ex-ministro da Cultura do Brasil, Gilberto Gil, e o então ministro da Cultura do Equador, Antonio Preciado. Ainda no campo bilateral, também serão discutidas políticas culturais afrolatinas, que darão continuidade aos trabalhos desenvolvidos pela Fundação Cultural Palmares junto ao governo equatoriano nos últimos dois anos. Também serão tratadas ações de intercâmbio em reabilitação de sítios históricos urbanos e políticas de preservação do patrimônio imaterial, junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. 

Ainda no dia 14, às 9hs, no Swissôtel, o ministro participa da primeira reunião de Ministros do Conselho Sul-Americano de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Inovação da União de Nações Sulamericanas – UNASUL. Criada em 1969, a UNASUL reúne atualmente 11 países sul-americanos (Bolívia, Colômbia, Equador, Peru, Chile, Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, México e Panamá) para tratar de políticas transversais do bloco.  

Imprensa do MinC

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.