terça-feira, 30 de março de 2010

Banda larga estatal no Brasil é retrocesso

Modelos iguais, estratégias diferentes 

 

Brasil e Estados Unidos têm um plano em comum: estender o serviço de internet por banda larga para grande número de lares e a preço acessível. A diferença é a estratégia de execução. De um lado o National Broadand Plan, formulado pela agência de comunicações americana, prevê que empresas privadas do ramo executem a política, desde que subsidiadas. De outro, a versão brasileira, batizada como Plano Nacional de Banda Larga, esbarra na possibilidade de ressurgimento da estatal Telebrás.

 

Especialistas temem pelo retrocesso e lembram que o Brasil está atrasado neste ponto, tanto que só 16% dos acessos são feitos em alta velocidade. "A privatização da área de telecomunicações deu certo, houve crescimento geométrico no número de assinantes, mas  agora querem inventar a roda", diz  Vivien Suruagy, presidente do Sinstal (Sindicato das Empresas Prestadoras de Serviços em Telecomunicações). "Em vez de gastar bilhões com a banda larga estatal seria mais inteligente diminuir os tributos das operadoras, que já têm expertise, para oferecerem o serviço com custo mais baixo", diz  Suruagy.

 

O modelo americano, segundo a engenheira, não é diferente do que pode ser aplicado aqui. No Brasil, um possível aliado na implantação do projeto é o FUST (Fundo de Universalização das Telecomunicações), mantido por meio de uma taxa cobrada na conta dos usuários. "Este fundo poderia subsidiar o serviço, mas há outra opção, como o governo baratear os impostos – no custo das tarifas, eles respondem por 40%", diz Suruagy.


Danielle Borges

Jornalista

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.