segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Festival celebra cultura brasileira em Londres

Evento, patrocinado pelo HSBC, ocorrerá durante o verão europeu; programação inclui Gilberto Gil, Maria Betânia, Irmãos Campana e Ernesto Neto 
 
A maior celebração da arte brasileira já ocorrida no Reino Unido foi anunciada hoje, em Londres, pelo presidente mundial do HSBC, Steven Green. O Festival Brasil é um megaevento de arte e cultura brasileira que o banco promoverá na capital inglesa durante o verão europeu. A festa reunirá de 19 de junho a 5 de setembro uma intensa programação com importantes nomes da MPB, artes visuais, dança, literatura e cinema. Espetáculos, debates e exposições ocorrerão em ambientes fechados e ao ar livre do Southbank Centre, principal centro de artes da Inglaterra, incluindo o Royal Festival Hall, Queen Elizabeth Hall, Hayward Gallery e Purcell Room. 
 
Além de nomes internacionalmente conhecidos da cultura nacional, o Festival Brasil levará a Londres uma nova onda de jovens talentos da arte brasileira. "Vamos trazer para Londres a vida colorida e alegre do Brasil", adianta Jude Kelly, diretor artístico do Southbank Centre. Segundo ele, além de levar a atmosfera de carnaval do Brasil para o centro de arte londrino, o evento também fará um tributo à arte gráfica e ao grafite, que marcam a paisagem urbana das principais cidades do País. "Nosso objetivo é encontrar o que está no coração da cultura brasileira hoje, o que o país está pensando e falando", diz Kelly.
 
 O Festival Brasil faz parte do compromisso do HSBC em realizar o intercâmbio cultural e aprofundar o conhecimento de diferentes culturas, principalmente de países de economias emergentes.  Em 2008 e 2009 o banco levou para Londres eventos similares sobre cultura e arte da China e Índia, respectivamente.
 
 "O programa de intercâmbio cultural do HSBC alinha as necessidades e interesses de nossos clientes com a compreensão mais profunda de um determinado mercado e sua cultura. Este ano o foco está no Brasil, que provou sua capacidade econômica em face da crise financeira mundial e será assunto do interesse global ao sediar tanto a Copa do Mundo 2014 como os Jogos Olímpicos de 2016", afirma Stephen Green. Seguindo ele, o Festival Brasil no Southbank Centre será uma celebração à vibração e emoção do Brasil moderno.
 
"O intercâmbio cultural com países de economias emergentes, como Índia, China e Brasil, reflete nossa convicção de que, com a compreensão da cultura de um país, mais fortes poderão ser as relações comerciais internacionais estabelecidas com ele", conclui Green.
  
Principais destaques do Festival Brasil:
 
- O cantor Gilberto Gil realiza dois shows no Queen Elizabeth Hall.
 
- Maria Bethânia canta no Royal Festival Hall em 17 de julho.
 
- Tom Zé e Os Mutantes se apresentam no Royal Festival Hall em 18 de julho.
 
- O diretor Fernando Meirelles realiza debate com o ator Ralph Fiennes, que atuou em seu longa "O Jardineiro Fiel".
 
- O ex-jogador e colunista Sócrates e o compositor José Miguel Wisnik falam sobre literatura no Queen Elizabeth Hall, no evento Palavras da Literatura Brasileira.
 
- Na literatura, também participam o escritor Milton Hatoum, o poeta e músico Arnaldo Antunes, bem como os jovens escritores João Paulo Cuenca e Tatiana Salem Levy e os quadrinistas Fábio Moon e Gabriel Ba
 
- O artista plástico Ernesto Neto expõe suas esculturas dentro e fora da Hayward Gallery.
 
- Os estilistas Irmãos Campana expõem instalações feitas a partir da ráfia brasileira no Festival Terrace (área externa no Royal Festival Hall).
 
- Apresentações ao ar livre do grupo AfroReggae, com oficinas de percussão.
 
- Gringo Cardia mostra o estilo do design gráfico e a arte de rua do Brasil com exposições espalhadas por todo Southbank.  

Sobre o programa de intercâmbio Cultural do HSBC
Como banco de atuação internacional, o HSBC incentiva e promove a disseminação de diferentes culturas em todo o mundo por meio de seu programa de intercâmbio cultural. O banco acredita que, para construir relações de trabalho bem sucedidas, é importante entender os diferentes pontos de vista e valores de seus funcionários e clientes. Por considerar que este intercâmbio pode gerar benefícios para os negócios, o HSBC adota a política para todas as formas de arte, desde a culinária, língua e literatura até a dança, artes de rua e todas as formas de música.
www.hsbc.com /culturalexchange
 

Sobre o Grupo HSBC
o Banco HSBC está presente em 86 países e territórios da Europa, Hong Kong, Ásia, Oceania, Américas, Oriente Médio e África por meio de 8.500 agências com listagem nas bolsas de Londres, Hong Kong, Nova York, Paris e Bermudas. A HSBC Holding tem cerca de 220.000 acionistas em 119 países e territórios. A HSBC Bank Brasil é a subsidiária integral da HSBC Holding no Brasil, onde atua desde 27 de março de 1997.
 
 Ana Paiva / Máquina Public Relations

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.