segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Aterosclerose é tema de palestra da Socesp

 

A Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, Regional Araçatuba, promove, em 19 de fevereiro, às 19h30, o encontro Aterosclerose de A a Z, com a presença do palestrante Dr. José Antônio Franchini Ramires, Professor Titular de Cardiologia da Faculdade de Medicina da USP e Diretor da Divisão de Cardiologia Clínica do INCOR/HCFMUSP.

 

A doença é a maior causa de morte no Brasil, EUA e nos principais países ocidentais, com manifestações como IAM (Infarto Agudo do Miocárdio) e AVC (Acidente Vascular Cerebral). Nos Estados Unidos, aliás, estima-se que a aterosclerose seja responsável por mais de 1 milhão de óbitos/ano – duas vezes mais que o câncer e dez vezes mais que causas externas.

 

"Por ser uma doença sistêmica é de vital importância o conhecimento de sua fisiopatologia por todas as áreas da Medicina como Cardiologia, Nefrologia, Neurologia, Cirurgia Cardiovascular, Oftalmologia, Geriatria e Endocrinologia, entre outras", afirma o presidente da SOCESP Regional Araçatuba, Dr. Felipe Camelo Biagi.

 

A aterosclerose é uma doença inflamatória; leva à obstrução das artérias de todo o organismo - especialmente artérias coronárias, artérias carótidas e cerebrais, artérias renais e artérias dos membros inferiores - pelo acúmulo de lípides (principalmente colesterol) em suas paredes e pode causar danos a órgãos importantes ou até mesmo levar à morte.

 

O melhor tratamento é a prevenção, via controle dos principais fatores de risco (Hipertensão Arterial Sistêmica, Dislipidemia, Diabetes Mellitus, Tabagismo, Sedentarismo, Obesidade e o Antecedente Familiar), seja com medicamentos ou com hábitos de vida mais saudáveis. Nesse quesito, aliás, boa alimentação e atividade física são imprescindíveis.

 

Em indivíduos com aterosclerose manifesta é necessário evitar a progressão da doença para que o paciente não apresente as complicações desse processo: infarto do miocárdio, arritmias cardíacas, insuficiência cardíaca, insuficiência renal, acidente vascular cerebral ou obstrução de artérias periféricas.

 

Aterosclerose de A a Z

Data: 19 de fevereiro de 2010

Horário: a partir das 19h30

Local: Churrascaria Terra do Boi

Endereço: Av. Brasília, 2012 – Araçatuba – SP

Informações e inscrições: (11) 3179-0042 www.socesp.org.br

 

Acontece Comunicação e Notícias 

www.acontecenoticias.com.br
--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.