segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Territórios Digitais supera metas em seu primeiro ano de atuação

"A Casa Digital foi pra gente como um bilhete premiado, a oportunidade do ano. É o início da mudança, e queremos mudar ainda mais. Agora temos muitas possibilidades abertas com o acesso à informática e internet, e temos que aproveitar e aprender para melhorar nossa vida."
 
Com essas palavras, Jean Carlos Duarte da Silva, 32 anos, resume seu sentimento e de outros moradores do Assentamento 17 de Abril (Território da Cidadania do Sudeste Paraense) com relação à chegada do Projeto Territórios Digitais à comunidade. Jean Carlos, que é monitor voluntário da Casa Digital também batizada como 17 de Abril, informa que o espaço atende a mais de 600 famílias, que incluem cerca de três mil jovens do assentamento, além de mais outros dois assentamentos e dois acampamentos vizinhos.

O assentamento 17 de Abril fica a 15 quilômetros do município de Eldorado dos Carajás (PA) e a inauguração da Casa Digital, em outubro de 2008, marcou o lançamento do Projeto Territórios Digitais, que é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e integra o Programa Territórios da Cidadania. Hoje, pouco mais de um ano após sua implantação, o Projeto contabiliza 80 Casas instaladas em 65 municípios de 30 Territórios da Cidadania. A meta inicial para o primeiro ano de funcionamento do projeto era implantar 30 Casas, que funcionam como telecentros comunitários.
 
Inclusão social
 
Para desenvolver o Projeto Territórios Digitais, o MDA conta, por meio do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (NEAD), com a parceria do Ministério das Comunicações (MC), além de outros órgãos federais, estados e municípios. O MDA e o MC são responsáveis, respectivamente, pela capacitação dos usuários e pelo fornecimento e instalação dos equipamentos. Cada Casa Digital conta com dez computadores, servidor, impressora, roteador wireless, projetor multimídia (datashow), internet de alta velocidade em banda larga e mobiliário.
 
Esta estrutura abre as porta para a comunicação e informação nas comunidades.Na Casa Digital os agricultores, trabalhadores rurais e assentados podem acessar políticas públicas, participar de editais de programas governamentais, fazer cursos a distância, integrar redes sociais virtuais, além de buscar novos mercados e comercializar sua produção. "Minhas notas na escola melhoraram, porque temos o desafio de procurar na internet novos temas, ler coisas diferentes. Também já fiz um curso online sobre políticas públicas e controle social", conta José Filho Araújo Santos, 16 anos, morador do Assentamento de Santana – Território da Cidadania Inhamuns Crateús, município de Monsenhor Tabosa, Ceará.
 
Os professores de Santana também estão fazendo pós-graduação pela internet através da Casa Digital. Antes da chegada dos computadores, o único meio de comunicação do assentamento era um telefone público, que servia às 88 famílias residentes e a outras comunidades próximas.
 
No Amazonas, onde já há nove Casas Digitais nos seis Territórios da Cidadania do estado, a vida dos ribeirinhos, extrativistas, indígenas e caboclos que vivem da várzea também está mudando. "No meio da floresta ainda existe a velha prática de se reunir para assistir TV no centro comunitário. E quando se falava em internet e computador na TV, as pessoas nem sonhavam que teriam acesso a essas tecnologias tão cedo. Estamos nos empenhando para atender com mais Casas Digitais as comunidades rurais distantes, que têm produção, organização social e vida comunitária", declara Lúcio Carril, delegado federal do MDA no Amazonas.
 
Ação integrada
 
Ao longo de 2009, o 'Territórios Digitais' ganhou força e apoio de governos municipais, estaduais, e federal, agregando também a participação de universidades e estudantes que desenvolvem processos de capacitação nas áreas de educação do campo. "Parte das comunidades rurais do Brasil começou a ser inserida no mundo virtual, possibilitando, dessa forma, que seja exercido o direito da cidadania em áreas remotas. Esta nova realidade, com a mudança que traz por meio das parcerias firmadas, é que proporciona o desenvolvimento", destaca Carlos Roberto Paiva da Silva, coordenador-geral de Acompanhamento de Projetos Especiais do Ministério das Comunicações.
 
E a cooperação entre as instituições será estendida e fortalecida neste ano de 2010, garante Heliomar Medeiros de Lima, diretor do Departamento de Serviços de Inclusão Digital (Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão - Gesac). "Ficamos muito satisfeitos com a parceria, porque estamos atendendo à essência do Gesac, que é alcançar as populações mais necessitadas, de assentamentos e comunidades rurais em geral".
 
A consultora de inclusão digital do NEAD/ MDA, Rossana Moura, estima que a meta do segundo ano de atuação do Projeto – implantar uma Casa Digital em cada um dos 120 Territórios da Cidadania – também será superada. "A expectativa é ter mais Casas por território. Já temos mais de 200 endereços registrados, indicados e deliberados pelos Colegiados Territoriais dos estados, o que significa que essas comunidades já estão confirmadas para a instalação das Casas Digitais. Além disso, os Colegiados ainda indicarão outros locais", explica Rossana.

Participação da comunidade

O projeto Territórios Digitais consiste na implantação de Casas Digitais em escolas agrícolas, sindicatos, assentamentos e comunidades rurais tradicionais, em territórios integrantes do Programa Territórios da Cidadania. O objetivo é promover a inclusão social e digital. A concepção do Territórios Digitais foi desenvolvida com o objetivo de atender as especificidades populações do meio rural. Por isso, não há apenas a transposição de um telecentro típico do meio urbano para o rural.


O funcionamento das ações é articulado por uma equipe em Brasília, que atua no NEAD, e articuladores estaduais, territoriais, além de delegados do MDA em todo o país. A diretriz metodológica apresentada a cada estado é discutida com a comunidade, que fica responsável pela organização e gerenciamento da estrutura, após receber a capacitação.

Saiba mais: www.mda.gov.br/territoriosdigitais

Assessoria de Comunicação Social MDA/Incra

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.