segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Pará organiza plano para enfrentar enchentes e seca

O Pará terá um Plano de Assistência a Desastres (PAD) com ações em diversas áreas do sistema de defesa civil, priorizando a prevenção e o enfrentamento de estiagens e alagamentos para o período de 2010 a 2013. O anúncio foi feito pela governadora Ana Júlia Carepa nesta quinta-feira, 21/1, durante o seminário "O sistema de Defesa Civil e as ações de prevenção e resposta aos desastres para o ano de 2010", em Belém.

O secretário de Estado de Integração Regional (Seir), André Farias, explicou que o PAD será elaborado pelo Grupo Integrado de Ações Coordenadas (Grac), a ser criado pela governadora por meio de decreto, e formado por órgãos de apoio à Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. O principal objetivo é organizar o apoio técnico e operacional aos municípios atingidos.

Ana Júlia Carepa lembrou que, em 2009, foram liberados R$ 90 milhões para o auxílio aos municípios. Para este ano, mais de R$ 70 milhões, destinados a obras de prevenção de enchentes e alagamentos, foram cadastrados pelo Estado no sistema de convênios do governo federal.

No ano passado, o empenho da governadora Ana Júlia perante o governo federal foi preponderante no socorro aos municípios atingidos, especialmente na obtenção de recursos.  Ao todo, 85 municípios foram afetados pelo período de chuvas mais rigoroso da história do Pará. O Estado organizou uma frente de trabalho com a participação de 19 órgãos, sob a coordenação da Seir. Mais de 54 mil cestas básicas, 40 mil kits de ajuda humanitária, 20 mil redes e medicamentos foram entregues a 398.688 pessoas.

"A previsão meteorológica é de que o período chuvoso deste ano não seja tão rigoroso quanto o do ano passado, mas vamos estar preparados", assegurou André Farias. As regiões que mais preocupam o governo nesse período de chuvas fortes, segundo o secretário, são o Baixo Amazonas, o Sul e o Sudeste, que sofrem com o transbordamento de rios.

Assessoria de imprensa do Governo do Pará
Ex-Libris Comunicação Integrada

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.