sábado, 23 de janeiro de 2010

Ministério da Saúde envia 150 toneladas de doações para o Haiti

Os primeiros profissionais voluntários serão embarcados em um porta-aviões italiano que dará atendimento à população atingida por terremoto

O Ministério da Saúde encaminhou, nesta sexta-feira (22/01), para a Base Aérea do Rio de Janeiro cerca de 150 toneladas de medicamentos e insumos para as vitimas do terremoto no Haiti. Na próxima semana, os primeiros profissionais de saúde voluntários serão embarcados e um porta-aviões italiano que chegará à Fortaleza e seguirá para o Caribe, onde dará atendimento à população haitiana. 

As medidas fazem parte da demanda feita pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, que coordena a ajuda brasileira no Haiti. Para esta ação, está sendo utilizado o cadastro de doações e voluntários estruturado pelo Ministério da Saúde.
 
O porta-aviões funcionará como hospital no Haiti e ficará sob as orientações da missão brasileira no país. Para compor a equipe, serão enviados os primeiros profissionais de saúde voluntários civis brasileiros, uma equipe composta por cirurgiões, enfermeiras e anestesistas, entre outras especialidades. Eles ficarão cerca de 30 dias a bordo, quando haverá troca de equipe. Dois dias antes do embarque, previsto para o dia 29, devem passar por um breve curso de instrução. A expectativa é que o porta-aviões permaneça no Haiti por cerca de 9 meses. A primeira turma deve ser sair dos hospitais federais do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
 
Já os medicamentos, anti-inflamatórios, antibióticos, analgésicos, entre outros medicamentos foram doados pela Farmaguinhos/Fiocruz (40 toneladas) e pela arrecadação de doações feito pela Secretaria de Estado de Saúde de Goiás, que entrou em contato com diversos laboratórios do Estado (aproximadamente 110 toneladas). Os produtos devem seguir para o Haiti neste final de semana.
 
O Ministério da Saúde ainda possui em seu cadastro doações como cadeiras de roda, frascos de higienizador de mãos, serviços de transporte para o translado de produtos, insumos como sangue e profissionais de saúde para atuar no Haiti.  Mais de 4 mil profissionais de saúde do SUS, de instituições privadas e autônomos colocaram-se a disposição da assistência humanitária. 
 
Entre as organizações públicas e privadas que disponibilizaram profissionais de saúde e doaram medicamentos, equipamentos e insumos estão a rede de Hospitais de São Paulo (Hospital do Coração, Hospital Sírio Libanês, Hospital Samaritano, Hospital Oswaldo Cruz, Hospital Albert Einstein), Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde, Grupo Hospitalar Conceição do Rio Grande do Sul e Hospitais Federais do Rio de Janeiro.
 
Neste momento, dois profissionais do Ministério da Saúde estão em atividade no Haiti. Eles farão uma análise da situação da saúde do país. Os interessados em contribuir deverão preencher os cadastros nos seguintes endereços: para medicamentos e insumos (http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=3646) e para profissional de saúde (http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=3647).

Agência Saúde

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.