segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Entenda por que você sente dores e mude de postura

Se você pensa que chegou na idade do "Condor" (com dor aqui, com dor ali), saiba que a educação postural é algo que, segundo especialistas, deve ser perseguido desde a tenra infância. As dores não têm idade para aparecer: podem acometer crianças por causa do peso das mochilas, adultos, por variados motivos, ou  idosos, devido ao desgaste das estruturas que compõem a coluna.

Dentre as causas de muitas dores e lesões, a má postura é responsável por grande parte das incômodas situações. O reumatologista, Carmo Gonzaga de Freitas, lembra que muitos sentem dores no corpo, principalmente nas costas, e somente depois de algum tempo percebem que têm postura errada. "São vários os tipos de trabalho que obrigam uma pessoa a manter-se em certas posições por muito tempo. Os dentistas, os ourives, os digitadores, entre tantos outros profissionais, podem ter sua postura afetada pelo trabalho", afirma.

Sejam em pé ou sentados, os trabalhos necessitam de uma ergometria correta (posição e tamanho da cadeira, da mesa, do computador, do teclado, etc) para prevenir defeitos posturais. Qualquer postura que não obedeça a esses princípios pode acarretar problemas. "Uma pessoa que se senta de maneira encurvada, em uma cadeira inadequada para costurar ou digitar, pode vir a ter problemas lombares, no cóccix ou em qualquer outro segmento da coluna por sobrecarga local", exemplifica o médico.

A maioria das pessoas usa o computador pelo menos de quatro a dez horas por dia, pois o faz tanto em casa quanto no trabalho. A recomendação é que se faça um registro do tempo despendido em frente a ele para se perceber o tempo que se passa na posição sentada e a necessidade de intercalar as atividades e de reeducar-se posturalmente.

Muitas empresas já estão se dando conta de que os afastamentos e as trocas de funcionários por lesões posturais ou repetitivas não trazem benefício nem a elas próprias, nem aos empregados. Por isso, há corporações que se preocupam com a altura certa das cadeiras, das bancadas, dos maquinários, e fazem um acompanhamento mais acurado da postura e da força do empregado no momento do trabalho. Algumas chegam a contratar especialistas para promover momentos de alongamento entre os funcionários, o que pode ser muito útil na prevenção postural. Mudar o empregado de setor e oferecer intervalos regulares no trabalho é outra alternativa que, ao contrário do que pensam alguns empresários, fazem com que o rendimento e a atenção do trabalho aumentem. 

As dores mais comuns

Segundo o reumatologista, Carmo Gonzaga, os tipos de dores mais comuns nas costas são as da coluna cervical (pescoço), chamada de cervicalgia; da coluna dorsal, mais conhecida como dorsalgia; e as da lombar, conhecida como lombalgia. Se os sintomas da cervicalgia se estenderem para os braços, o nome dado é cervicobraquialgia. Se os sintomas da lombalgia se estenderem para as pernas, o nome será lombociatalgia.

Três grupos musculares formam um tripé para manter melhor o equilíbrio do corpo: musculatura dorsolombar (região das costas e lombar), reto abdominais (músculos da frente da barriga) e músculos isquio-tibiais (posteriores da coxa). "Estes grupos musculares devem receber mais atenção. Como somos bípedes e estamos sempre fazendo atividades contra a gravidade, nossa coluna está constantemente sofrendo sobrecarga e, por isso, temos que cuidar da musculatura, com fortalecimento e alongamento muscular para manter melhor o equilíbrio do corpo", explica o médico.

As principais causas de dores incluem, além da má postura, o sedentarismo, a obesidade, os traumas (diretos ou em outras regiões, afetando indiretamente a coluna), as alterações das curvaturas da coluna, o envelhecimento, o crescimento acelerado, os distúrbios hereditários (osteoporose, por exemplo), as atividades freqüentes como agachar, levantar pesos excessivos e torcer o corpo nos famosos "maus jeitos", o estresse físico e emocional e a depressão. "É importante ressaltar que somos seres humanos passíveis de alterações emocionais e, por isso, além de trabalhar nosso corpo, devemos trabalhar também nossa mente", ressalta Carmo, que completa: "cada caso deve ser avaliado individualmente".

Os exercícios mais eficientes no alívio dos sintomas dos problemas da coluna são os alongamentos. A hidroginástica também é uma opção para quem quer se exercitar sem prejudicar a coluna, devido à diminuição do peso corporal na água. Quando a dor melhora, qualquer atividade física é válida para manter a forma e evitar os desarranjos da coluna.

Também existem, além da fisioterapia convencional, várias técnicas que auxiliam a melhora das dores, entre elas, a Reeducação Postural Global (RPG), Pilates, técnicas alternativas, como yoga e massagens, acupuntura médica, medicamentos e cirurgias. 

Juliana Pronunciati / Serifa Comunicação

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.