sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Ministro Minc faz campanha pela redução das sacolas plásticas nos metrôs do Rio e Brasília

Neste Natal, para presentear o Meio Ambiente, o MMA promove ação da campanha Saco é um Saco em estações do metrô do Rio de Janeiro e Brasília, nesta segunda-feira (21/12), levando a mensagem "Deixe o saco para o Papai Noel! Neste Natal, diga não às sacolas plásticas!".

Com o apoio de grandes redes de supermercado parceiras da campanha, como Walmart e Carrefour, a campanha levará o Papai Noel e seus ajudantes a estações próximas de centros comerciais para convidar os consumidores a reduzir o uso de sacolas plásticas nas compras de Natal. Por ano, mais de 500 bilhões de sacolas plásticas são descartadas em todo mundo, entupindo bueiros, agravando enchentes, poluindo mares, causando a morte de animais, além de afetar a paisagem de cidades, florestas e rios.

Na estação Largo da Carioca, no Centro do Rio de Janeiro, ao meio-dia (12h), o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, vai se juntar à turma do Papai Noel Verde para distribuir sacolas retornáveis e dar dicas de consumo consciente. Com apoio do Walmart, duas mil sacolas serão distribuídas junto com material informativo da campanha.

O Carrefour apoiará a ação em Brasília, que ocorrerá na estação do metrô na Rodoviária, a partir das 17h. O Carrefour cederá duas mil de suas sacolas retornáveis para distribuição. Junto com o Papai Noel estará o Monstro das Sacolas Plásticas, levando a mensagem sobre nosso consumo excessivo deste item. Ele é feito de 66 sacolas plásticas, o consumo mensal médio dos brasileiros.

Como nessa época do ano o consumo aumenta em função das compras natalinas, a ideia da iniciativa é estimular o cidadão a consumir com consciência e assumir novos hábitos que permitam recusar as sacolas plásticas para o transporte das compras, sempre que possível, utilizando carrinho de feira ou caixa de papelão, entre outras alternativas menos prejudiciais ao meio ambiente. A campanha Saco é um Saco convida os brasileiros a darem um presente ao planeta e ao futuro, diminuindo a quantidade de lixo que cada um de nós gera no dia a dia.

Rádio - Durante a ação, para reforçar a mensagem, serão divulgados os spots gravados por Xuxa, Maitê Proença e Júnior do AfroReggae, que abraçaram a causa e cederam gentilmente o direito de uso à campanha de rádio. Os spots já estão sendo veiculados em grandes emissoras de rádio em todo o país, como a rádio Eldorado em São Paulo, CBN em Brasília, Rio Mar em Manaus, Globo FM no Rio de Janeiro e Jovem Pan no Espírito Santo.

Gol - A Gol Linhas Aéreas iniciou no dia 16 sua ação em parceria com a campanha Saco é um Saco, na qual sorteará três mil sacolas retornáveis em 1.500 voos durante quatro semanas. A companhia também distribuirá 57 mil panfletos com dicas de como seus clientes podem reduzir seu consumo de sacolas plásticas.

Números - No Brasil, estima-se que 1,5 milhão de sacolas plásticas sejam consumidas a cada hora. Com uma conta rápida, chegamos aos 36 milhões em 24 horas. Imagine quantos recursos naturais poderiam ser poupados em apenas um único dia de consumo consciente!

Neste Natal, deixe o saco para o Papai Noel! Diga não às sacolas plásticas!

Ascom MMA

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura