terça-feira, 3 de novembro de 2009

Inscrições para o Prêmio Chico Mendes encerram no dia 10 de novembro

Pessoas, instituições e organizações sociais que desenvolvem trabalhos voltados para a conservação dos recursos naturais da Amazônia têm até o dia 10 de novembro para se inscrever na oitava edição do Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas, obrigatoriamente, por meio de Sedex para o Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente, Caixa Postal 10805, CEP: 70306.970 - Brasília-DF. Os trabalhos podem ser inscritos nas categorias liderança individual; organização da sociedade civil; negócios sustentáveis; educação ambiental; município; e saúde e meio ambiente.

O julgamento das propostas será feito nos dias 19 e 20 de novembro. A comissão julgadora levará em consideração critérios de efetividade, impacto social e ambiental, potencial de difusão, originalidade, adesão e participação social. À exceção da categoria município, cujo primeiro colocado não receberá premiação pecuniária, mas somente diploma honorífico, as demais categorias serão contempladas com diploma e R$ 28 mil em espécie, valor sobre o qual serão cobrados todos os tributos previstos em lei. A premiação será em dezembro, em Brasília, com a presença do ministro de Meio Ambiente, Carlos Minc.

Prêmio - Atualmente coordenado pelo Departamento de Articulação de Ações da Amazônia (DAAM), vinculado à Secretaria-Executiva do MMA, o prêmio vem ganhando adesão de um público cada vez maior. No ano passado recebeu 101inscrições, praticamente o dobro dos 53 inscritos na primeira edição.

Figuram entre os contemplados o Instituto Sócio-Ambiental (ISA), Instituto Internacional de Educação Ambiental (IEB), Grupo de Trabalho Amazônico (GTA), Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Universidade Federal do Acre, o pesquisador Philip Fearnside, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), a atual senadora e ex-ministra de Meio Ambiente Marina Silva, dentre outros.

A iniciativa tem sido um incentivo aos trabalhos desenvolvidos por pequenas organizações de extrativistas, indígenas e agricultores familiares comprometidas com a preservação do meio ambiente na Amazônia.

Dentre essas organizações foram contempladas a Associação de Moradores e Produtores do Projeto de Assentamento Chico Mendes (AC), Associação Indígena Vyty-Caty (MA), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lucas do Rio Verde (MT), dentre outras.

Mais informações sobre o prêmio podem ser obtidas no www.mma.gov.br, pelos telefones (61) 3105- 2078/3105 2093, ou pelo e-mail: premiochicomendes@mma.gov.br.

Ascom MMA

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.