segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Adiadas para o próximo dia 10 inscrições para o Festival do Minuto com o tema "Padre Cícero"

FORTALEZA, 30.11.2009 - Inscrições de vídeos para o Festival do Minuto, com o tema "Padre Cícero", estão sendo prorrogadas de hoje (segunda-feira, 30 de novembro) para o próximo dia 10 de dezembro. As inscrições estão abertas para participantes de todo o Brasil.

Os vídeos sobre o Padre Cícero devem ser enviados para o site do Festival (www.festivaldominuto.com.br <http://www.festivaldominuto.com.br/> ), que apresentará os ganhadores ao final do concurso. São três prêmios de R$ 1.000,00 cada. O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) é o patrocinador do tema "Padre Cícero" no Festival do Minuto.

Cearense do Século

O Padre Cícero é até hoje considerado o Cearense do Século. Durante uma missa celebrada por ele em 1889, em Juazeiro do Norte, ocorreu o primeiro de uma série de milagres que o tornaram lendário: uma hóstia ministrada pelo sacerdote a uma beata transformou-se em sangue na boca da religiosa. Tal fenômeno se repetiu diversas vezes durante cerca de dois anos. Rapidamente espalhou-se a notícia de que acontecera um milagre.

A partir daí, o mito do Padre Cícero passou a ter fortíssima influência social e religiosa em todo o Estado do Ceará, e Juazeiro do Norte tornou-se uma cidade-santuário e um dos maiores centros de romarias e religiosidade popular do Brasil. É lá que está sepultado o famoso Padim Ciço, maior benfeitor da cidade e santo popular.

Sobre o Festival do Minuto

O Festival do Minuto foi criado no Brasil, em 1991. É, hoje, o maior festival de vídeo da América Latina, tendo inspirado festivais semelhantes em mais de 40 países. Desde 2007, o Festival do Minuto brasileiro tornou-se permanente e online: passou a receber e exibir vídeos diretamente pela Internet, no www.festivaldominuto.com.br <http://www.festivaldominuto.com.br/>

Quem faz o Festival do Minuto

Marcelo Masagão: Criador e curador do Festival. É cineasta, tendo realizado, entre outros, os filmes Nós que Aqui Estamos por Vós Esperamos (1999), 1,99 - Um Supermercado que Vende Palavras (2004) e Otávio e as Letras (2007).

Gustavo Steinberg: Diretor e produtor executivo do Festival. Mestre em Ciências Políticas (PUC-SP) e em Comunicação (London School of Economics), é autor de dois livros e produziu cinco filmes longa-metragem. Sua estreia na direção de longas aconteceu em 2008, com Fim da Linha.

Luciano Sá (assessor de imprensa do Centro Cultural Banco do Nordeste) 

Assessoria de Imprensa do Festival do Minuto
Foco Jornalístico - www.focojornalistico.com.br

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.