sábado, 10 de outubro de 2009

Virgem de Nazaré atrai mais de 400 embarcações na romaria fluvial

Círio 2009 – Belém(PA)

Mais de 400 embarcações enfeitadas com balões coloridos participaram na manhã deste sábado (10) da romaria fluvial, da homenagem à Nossa Senhora de Nazaré feita na Baía do Guajará, em Belém. Também chamada de "Círio das Águas", a romaria aproxima a padroeira da população ribeirinha e reforça o elo da devoção com os rios da Amazônia.

Após a celebração da missa, um navio da Marinha conduziu a imagem de Nossa Senhora do trapiche do distrito de Icoaraci até o cais, na área portuária da capital, onde milhares de devotos a aguardavam com orações, aplausos, queima de fogos e chuva de pétalas de flores. Este ano, a romaria fluvial durou duas horas e, como acontece desde que foi criada, em 1986, emociona a quem assiste, seja ou não devoto.

Após as homenagens nas águas, Nossa Senhora de Nazaré seguiu pelo asfalto até a capela do Colégio Gentil Bittencourt, onde fica até a hora da Trasladação. E nesse trajeto foi acompanhada por cerca de 15 mil motocicletas, que desde 1990 entraram na programação da festividade com a moto romaria. A procissão saiu da Praça Pedro Teixeira, ao lado da Estação das Docas, logo após a chegada da romaria fluvial e da solenidade em que a Santa recebeu as honras de Chefe de Estado.

A Trasladação - procissão noturna, que antecede o Círio de Nazaré, sairá às 18h após a missa que será celebrada às 16h30, em um altar montado num tablado nas escadarias do Colégio Gentil Bittencourt. O arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, presidirá a celebração. O ex-arcebispo de Belém fará o trajeto de 3,7km até a Igreja da Sé, na Cidade Velha. A previsão de chegada é às 23 horas.

Assessoria de Imprensa do Governo do Pará

Ex Libris Comunicação Integrada


--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.