segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Revista Knowledge desfaz o mistério do pássaro dodô


Nova publicação da Duetto Editorial chega ao número três e destaca, ainda, o que restou da herança da Babilônia e a batalha de matemáticos e hackers em torno dos códigos numéricos


Já está nas bancas a terceira edição da revista Knowledge (Duetto Editorial), que apresenta, em reportagem que marca os 200 anos de Charles Darwin, a busca desenfreada em pleno século 19 ao lendário e extinto pássaro dodô, que viveu nas Ilhas Maurício entre 1500 e 1700.


Pesquisadores estimam que o último dodô tenha morrido entre 1681 e 1693, e consideram quase certo que a espécie tenha desaparecido antes da virada do século, devido à entrada na região de cabras, porcos, macacos e ratos, já que todos competiam pelo mesmo alimento ou eram predadores dos ovos dos próprios dodôs. Estudos indicam que o pássaro foi uma espécie de pombo com cerca de um metro de altura, podendo chegar a pesar 23 quilos, porém incapaz de voar. Hoje, espera-se que o DNA do animal possa ser recuperado, elevando a perspectiva da recriação do dodô.


A terceira edição de Knowledge também destaca um dos assuntos que mais tem desafiado matemáticos e profissionais de tecnologia da informação: a proteção de informações. Sistemas bancários, internet e até mesmo TVs por satélite confiam seus dados secretos a esses meios de proteção altamente codificados. Uma reportagem assinada por Robert Matthews, professor e jornalista científico, analisa a batalha travada entre especialistas em segurança e hackers, os "quebradores de códigos". Matthews apresenta também o maior centro de decodificação do mundo, a US National Security Agency (NSA), que emprega matemáticos de diversos países para espionar alvos suspeitos. A matéria traz também uma linha do tempo, relembrando desde o século 5 a.C. personagens e equipamentos que marcaram a história com suas criações e decodificações, desde espartanos, até hoje, quando pesquisadores europeus apresentam a primeira rede comercial do mundo, protegida pela encriptação quântica.


Em uma das reportagens dedicadas à História de Knowledge, o historiador Justin Marozzi investiga os prejuízos causados pelas sucessivas guerras ao lugar onde floresceu a Babilônia. Há três mil anos, a região onde hoje se localiza o Iraque foi o cenário de uma das mais ostensivas e importantes civilizações do mundo, mas hoje transformou-se em um verdadeiro campo de batalha que custou a vida de milhares de pessoas e riquezas históricas. A matéria também apresenta citações, ilustrações e outros locais de importância histórica que também foram ceifadas pela guerra.


Outros destaques da nova edição são a foto-reportagem Invertebrados Celebrados, uma série de surpreendentes imagens registradas pelo fotógrafo Piotr Naskrecki, as gafes dos grandes cientistas e o artigo da seção A Grande Idéia sobre a física quântica, a ciência que pode um dia nos levar ao teletransporte. Toda a publicação é recheada de boxes, ilustrações, fotos, mini-entrevistas, trazendo também referências bibliográficas para aqueles que desejam se aprofundar nos assuntos abordados. Licenciada no Brasil pelo Grupo Conhecimento da Duetto Editorial, Knowledge é uma publicação da BBC Magazines, integrante da estrutura editorial do Grupo BBC Worldwide.


Editora: Duetto Editorial

Distribuição: Nacional em livrarias e bancas de revistas

Tiragem: 40 mil exemplares

Preço: R$ 10,90 por exemplar

74 páginas

Renata Melo
Segmento Comunicação Integrada
www.segmentocomunicacao.com.br

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.