sábado, 1 de agosto de 2009

MMA lança campanha "Saco é um Saco" no Rio com AfroReggae na segunda

Quando: segunda-feira 3 de agosto de 2009, às 9h

Onde: Ecobarreira do Canal do Cunha, na Maré, Rio de Janeiro

Com um grande show do AfroReggae, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e a secretária do Ambiente do Rio de Janeiro, Marilene Ramos, lançam a campanha "Saco é um Saco" no Rio de Janeiro. Paralelamente, ao longo do dia serão afixados cartazes da campanha "Saco é um Saco" em todas as estações do Metrô Rio.

Estarão presentes também ao evento na Maré o líder do AfroReggae, José Junior; o presidente do Metrô Rio de Janeiro, José Gustavo de Souza Costa; o presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Luiz Firmino Martins Pereira; e representantes de entidades locais.

Na ocasião, moradores da comunidade da Maré trocarão sacos plásticos por sacolas reutilizáveis, num ato que consolidará a lei estadual, recentemente sancionada, que obriga estabelecimentos comerciais a paulatinamente fazerem esta substitução. 

A lei se enquadra nos princípios da campanha "Saco é um Saco" - como a divulgação de mensagens que estimulem os consumidores a praticarem o uso mínimo de sacos plásticos, a não descartarem sacos plásticos no meio ambiente e a usarem sempre sacolas reutilizáveis, por exemplo.

Segundo a secretária Marilene Ramos, os estabelecimentos comerciais que fazem uso de sacos plásticos terão de seis meses a três anos para realizar a substituição, a contar da entrada em vigor da lei.

"Os comerciantes não serão obrigados a recomprar sacolas, mas poderão dar incentivos à população. Por exemplo, cada 50 sacolas podem ser trocadas por um quilo de feijão - ou cada cinco itens que forem levados fora de sacolas plásticas representam um desconto de R$ 0,03", afirma a secretária.

O projeto de lei que troca poluição por comida foi apresentado em 2007 quando o ministro Carlos Minc era secretário estadual de Meio Ambiente do Rio de Janeiro.

A Ecobarreira do Canal do Cunha foi o cenário escolhido para o ato por reter grande quantidade de lixo flutuante lançado nos corpos hídricos. Em média, 590 quilos de garrafas pet e 600 quilos de plástico - incluindo sacos plásticos - são retirados do canal por mês, resultando em sérios prejuízos para o meio ambiente, já que um saco plástico leva de 30 a 40 anos para se decompor. Só no Brasil são consumidos 12 bilhões de sacos plásticos ao ano; cada brasileiro usa cerca de 66 unidades por mês. Os dados são da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

Gerusa Barbosa
Assessoria de Comunicação
Ministério do Meio Ambiente

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.