domingo, 2 de agosto de 2009

Curso atualiza médicos de São José do Rio Preto sobre doenças das válvulas cardíacas

Começa em 4 de agosto o II Curso de Valvopatias, em São José do Rio Preto, direcionado a cardiologistas, residentes e estudantes de medicina. Realizado sempre às terças-feiras, durante 4 semanas, o curso é promovido pelo Instituto do Coração e Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, com apoio da SOCESP (Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo).

 

"Serão quatro dias de formação e atualização sobre as valvopatias, um tema pouco divulgado e discutido nos encontros científicos", afirma o dr. Paulo Pavarino, presidente da SOCESP Regional São José do Rio Preto.

 

As principais novidades, como troca de valvas por via percutânea e outros avanços terapêuticos, estão incluídos na programação. "Há novidades em medicações, exames diagnósticos e outros tópicos importantes para a atualização do médico", adianta o coordenador do curso, dr. Sírio Hassem Sobrinho. Estão na programação as recomendações para profilaxia de endocardite, indicação cirúrgica, prevenção de febre reumática, riscos de cada patologia e tratamento.

 

"Como São José do Rio Preto é um grande centro de referência nacional em cirurgia cardíaca, irradia conhecimento para outras regiões próximas e para cá são trazidos pacientes de várias localidades do Brasil para avaliação clínica e cirurgia", afirma o dr. Hassem Sobrinho.

 

As maiores dificuldades do médico, complementa o especialista, é saber o momento certo para indicar a cirurgia e qual o tipo de substituto valvar será utilizado. "Há diversas recomendações e alguns aspectos são polêmicos", explica. Haverá também discussão sobre a utilização de anticoagulação oral, uso de antiadesivos plaquetários e as novas recomendações da Associação Americana de Cardiologia e do Colégio Americano sobre as doenças valvares.

 

"O médico precisa estar atento a todos os aspectos da doença valvar, avaliando exame físico, histórico clínico, exames complementares etc. No curso, os profissionais estudarão, inclusive, a periodicidade necessária para avaliações como raio-x, ecocardiograma e indicação para cateterismo cardíaco", finaliza.

 

 

Programação

 

4 de agosto

Estenose aórtica

- Aspectos clínicos: Sírio Hassem Sobrinho

- Análise dos exames complementares: Gil Vicente Galinari de Stefano

 

11 de agosto

Estenose mitral

- Aspectos clínicos: Sírio Hassem Sobrinho

- Análise dos exames complementares: Gil Vicente Galinari de Stefano

 

18 de agosto

Insuficiência aórtica

- Aspectos clínicos: Sírio Hassem Sobrinho

- Análise dos exames complementares: Luís Carlos da Silveira

 

25 de agosto

Insuficiência mitral

- Aspectos clínicos: Sírio Hassem Sobrinho

- Análise dos exames complementares: Luís Carlos da Silveira

 

Serviço

Gratuito

Horário: 20h às 22h

Local: Anfiteatro do Incor

Endereço: Av. José Munia, 7301 – Jd. Vivendas

Informações: (17) 2139-8300 - falar com Teca

 

Acontece Comunicação e Notícias

www.acontecenoticias.com.br


--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.