quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Corregedor nacional de Justiça lança campanha pelo registro civil em São Paulo

O corregedor-nacional de Justiça, ministro Gilson Dipp, lançará nesta sexta-feira ( 21 /08), em São Paulo (SP), a Campanha Nacional de Mobilização pela Certidão de Nascimento e Documentação Básica 2009 - "Certidão de nascimento. Um direito que dá direitos. Um dever de todo o Brasil". O ministro dará uma entrevista coletiva às 15h no auditório do Edifício do Banco do Brasil, que fica na Avenida Paulista, 2163, 17º andar, em São Paulo , ao lado do secretário especial de Direitos Humanos da Presidência da República, ministro Paulo de Tarso Vannuchi. A mobilização é resultado de uma parceria entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Secretaria Especial de Direitos Humanos, visa  incentivar  o registro de crianças e adultos que não possuem certidão de nascimento.

 

A campanha televisiva pela certidão de nascimento começará a ser veiculada neste domingo (23/08) com a participação do jogador de futebol Ronaldo Nazário, o "Fenômeno".  Sem a certidão, o cidadão não pode ter acesso aos programas sociais do governo, nem tirar documentos como carteira de identidade e CPF. A Corregedoria Nacional de Justiça já enviou ofício a todas as Corregedorias Gerais para que motivem os cartórios a se engajarem na campanha. Filme , jingle e spots  vão compor a   campanha, que vai atingir 2.989 municípios de todos os 27 estados brasileiros . A prioridade é atingir as populações da Amazônia Legal e Nordeste,  onde a falta de registro é mais preocupante .  

  

Numeração nos cartórios - Na ocasião, o ministro Gilson Dipp também vai apresentar o cadastro nacional das serventias extrajudiciais. Cada cartório receberá um número de identificação que vai constar no código de segurança de todos os registros civis (certidão de nascimento, de casamento e óbito) emitidos pela serventia. A medida vai conferir  maior segurança aos documentos, além de facilitar o trabalho de órgãos públicos, da polícia e de juízes. Isso porque, ao receber uma certidão,  o cidadão poderá digitar o número no sistema para verificar se o documento é verdadeiro ou falso. Os cartórios terão um  prazo  para se adaptar à nova regra, já que a utilização da numeração única será obrigatória em todas as certidões emitidas a partir de 1º de janeiro de 2010. No entanto, a idéia é que as serventias já comecem a utilizar o novo código antes mesmo do prazo estipulado pela Corregedoria Nacional.

 

MB/ SR 

Agência CNJ de Notícias 

Conselho Nacional de Justiça - Assessoria de Comunicação

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.