domingo, 9 de agosto de 2009

APM realiza palestra sobre nutrologia e diabetes

A Associação Paulista de Medicina, APM, por meio do Departamento de Nutrologia, promoverá uma rodada de atualização cientítica, em 13 de agosto de 2009, às 20h. Abordará tópicos para o entendimento do tratamento insulínico, como a fisiopatologia do diabetes tipo 2; como, quando e por que iniciar a insulina no tratamento, a monitoração dos diabéticos, bem como, opções de insulina no mercado, e ainda aspectos recentes como variabilidade glicêmica e memória metabólica.
 
A aula será ministrada pelo dr. Fernando Valente, professor colaborador da Disciplina de Endocrinologia da Faculdade de Medicina do ABC e pós-graduando em diabetes na Unifesp. O especialista apresentará resultados de trabalhos recentes e as últimas recomendações das principais sociedades médicas de diabetes.
 
"O diabetes é a segunda doença de maior investimento farmacêutico e também em pesquisa científica, ficando atrás apenas do câncer. Daí o constante surgimento de novidades sobre a doença. A atualização  profissional sobre estas novidades é muito importante", alerta dr. Fernando.
 
Dieta e diabetes 

A dieta é parte fundamental no tratamento do diabetes, já que as maiores alterações glicêmicas acontecem principalmente durante as refeições. Além disso, em geral, os diabéticos do tipo 2 estão acima do peso. 

A orientação nutricional destes pacientes busca tanto a perda de massa gorda quanto o controle glicêmico, ou seja, é hipocalórica, fracionada, rica em fibras e com restrições para carboidratos, gorduras saturadas e trans.
 
"O diabetes tipo 2 é uma doença relacionada à obesidade, de alta e crescente prevalência, com grande impacto na mortalidade e qualidade de vida. O diagnóstico precoce e o tratamento correto, com dieta, atividade física e medicamentos adequados, pode evitar ou ao menos retardar as complicações, entre elas doenças na retina, nos rins e nos nervos e as doenças cardiovasculares."

Palestra Nutrologia e Diabetes
Data: 13 de agosto de 2009
Horário: das 20h às 22h
Local: Associação Paulista de Medicina
Endereço: Av. Brigadeiro Luís Antonio, 278 - São Paulo/SP
Informações: (11) 3188.4252 / eventos@apm.org.br

Acontece Comunicação e Notícias

-- 
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.