segunda-feira, 20 de julho de 2009

Tetra Pak apóia o projeto da Fundação SOS Mata Atlântica em Ponta Grossa

Caminhão totalmente adaptado pela Fundação já passou por 8 cidades do Brasil e ficará estacionado no Parque Ambiental Manoel Ribas de 22 a 26 de julho

O projeto "A Mata Atlântica é aqui – exposição itinerante do cidadão atuante", que iniciou a viagem por São Paulo, seguiu para Mato Grosso do Sul e já esteve em Foz do Iguaçu, Londrina e Telêmaco Borba, no Paraná, chega a Ponta Grossa em 22 de julho. Para mostrar as diversas iniciativas existentes no País para a conservação do bioma, o projeto, um caminhão totalmente adaptado pela Fundação SOS Mata Atlântica, conta com palco para manifestações artísticas de temática socioambiental, túnel dos sentidos, atividades lúdicas, mobilizações, concursos e exposições que visam sensibilizar o público sobre a importância da Mata Atlântica. "Além da conscientização sobre a importância da Mata Atlântica para a vida das pessoas, queremos mostrar que todos, em qualquer lugar, podem ajudar na sua conservação, reconhecendo que a Mata Atlântica é aqui, onde nós vivemos", conta Nádia Aun, coordenadora do projeto. A iniciativa tem o patrocínio de Bradesco Cartões, Natura e Volkswagen Caminhões e Ônibus. Em Ponta Grossa, tem o patrocínio local da Tetra Pak, que fará a demonstração da reciclagem das embalagens longa vida,  e apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. As atividades são gratuitas e abertas ao público.

O caminhão ficará estacionado no Parque Ambiental Manoel Ribas de 22 a 26 de julho. Durante toda a estadia na cidade, acontecerão atividades como o Túnel dos Sentidos (por onde as pessoas entram de olhos vendados e podem resgatar sua relação com os cheiros, sons e texturas da floresta); o Jogo da Cidadania; e o Jogo da Memória, com espécies da Mata Atlântica. As visitas monitoradas com escolas e outros grupos da região e o plantio simbólico de espécies, entre outras atividades, acontecerão de acordo com a programação. As atividades acontecem, no dia 22 de julho, das 11h às 16h, e de 23 a 26 de julho, das 10h às 16h.

Monitoramento da qualidade da água
Por todas as cidades onde o Projeto passa, a Fundação SOS Mata Atlântica seleciona um rio, córrego ou lago, faz a coleta de água e, com um kit de monitoramento, efetua sua análise, que engloba 14 parâmetros físico-químicos, como transparência da água, lixo, odor, oxigênio dissolvido e demanda bioquímica de oxigênio, entre outras. Em Ponta Grossa, a coleta para monitoramento da qualidade da água acontecerá no Arroio de Olarias, no primeiro dia, às 11 horas. O resultado é divulgado ao final da estadia na cidade.

A Mata Atlântica é Aqui
O Estado do Paraná possuía originalmente 98% do seu território no bioma Mata Atlântica. Com os ciclos econômicos, a floresta foi sendo desmatada e, hoje, segundo o Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, divulgado em maio pela Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), restam apenas 9,85% da floresta no Estado. "É urgente fazer com que as pessoas compreendam que elas vivem na Mata Atlântica e que a água que utilizam, o ar que respiram e o clima regulado que usufruem são propiciados pela floresta, e que por isso é imprescindível conservar o que sobrou da floresta e promover esforços para sua recuperação", salienta Nádia.

Em cada cidade por onde passa o Projeto, os educadores ambientais da SOS Mata Atlântica estimulam a criação de novos agentes multiplicadores em defesa da causa ambiental. Materiais produzidos nas atividades de desenho, redação e manifestações culturais selecionadas e apresentadas no palco do caminhão farão parte de uma exposição virtual no Blog da SOS Mata Atlântica. Ponta Grossa tinha 100% de sua área coberta por Mata Atlântica e hoje possui apenas 8% da Mata Atlântica original que havia na região. "É para alertar sobre a importância da Mata Atlântica e a sua influência na vida de cada um que desenvolvemos todas as atividades com o público", explica Lemuel Santos, o Rex, um dos monitores da exposição. "Vamos receber escolas em horários agendados e discutir temas como educação ambiental e restauração florestal com profissionais que atuam aqui na região", complementa a também monitora Rosana Duarte.

A próxima cidade do Paraná a receber o projeto é Guarapuava, de 29 de julho a 2 de agosto. Depois, o caminhão segue até Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e no final de setembro retorna ao estado do Paraná, seguindo para Curitiba e Paranaguá. Serão visitadas, ao todo, 40 cidades das regiões Sul, Sudeste e do estado do Mato Grosso do Sul, no Centro-Oeste, durante um ano. O caminhão já passou por Itu, Campinas, Piracicaba e Bauru em São Paulo; Dourados, no Mato Grosso do Sul; e Foz do Iguaçu e Londrina, no Paraná. Em todas as cidades por onde passa o projeto, é feito o monitoramento da qualidade da água dos rios; o cadastramento de pessoas interessadas em se tornar voluntários eventuais; palestras sobre a Mata Atlântica na região; rodas de conversa sobre temas como educação ambiental ou restauração florestal; e exibição de vídeos socioambientais.

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público em geral.
Para dúvidas ou agendamento de visitas, entre em contato pelo email itinerante@sosma.org.br

Programação das Atividades
"A Mata Atlântica é aqui – exposição itinerante do cidadão atuante" em Ponta Grossa

Data: 22 a 26 de julho de 2009.
Local: Parque Ambiental Manoel Ribas. Av. Vicente Machado, s/n. Centro, Ponta Grossa (PR)

Informações: www.sosma.org.br / itinerante@sosma.org.br Telefone: (11) 3055.7888

Todos os dias: representação do processo de reciclagem da embalagem longa vida.

22 de julho (qua) – Parque Ambiental Manoel Ribas
Atividades abertas ao público durante todo o tempo - das 11h às 16h
11h – Solenidade de Abertura com coleta de água do Arroio de Olarias.
14h – Bate Papo: Ações Sustentáveis na Estrada. Com a participação de Marco Saltini (Diretor de Assuntos governamentais e Institucionais da Volkswagen Caminhões e Ônibus), Rubia Galvão (coordenadora de Comunicação da CCR RodoNorte) e representantes da FIEP e do Sindicato Rural.

23 de julho (qui) – Parque Ambiental Manoel Ribas
Atividades abertas ao público durante todo o tempo - das 10h às 16h
15h – CineMata: Exposição de vídeos com temas socioambientais

24 de julho (sex) – Parque Ambiental Manoel Ribas
Atividades abertas ao público durante todo o tempo - das 10h às 16h
10h – CineMata: Exposição de vídeos com temas socioambientais
14h – Roda de conversa sobre Microbacias Urbanas. Com a participação de Fernando Pilatti, do Nucleam, integrantes da Sanepar e da Rede das Águas – SOS Mata Atlântica.

25 de julho (sáb) – Parque Ambiental Manoel Ribas
Atividades abertas ao público durante todo o tempo - das 10h às 16h
15h – CineMata: Exposição de vídeos com temas socioambientais

26 de julho (dom) - Parque Ambiental Manoel Ribas
Atividades abertas ao público durante todo o tempo - das 10h às 16h
16h – Encerramento das atividades com a divulgação dos resultados sobre a qualidade da água coletada.

Dias e horários a confirmar: túnel dos sentidos, jogo da cidadania, maquete dinâmica e outros jogos educativos.

SOBRE A TETRA PAK
 A Tetra Pak é líder mundial em soluções para processamento e envase de alimentos. Trabalhando junto com fornecedores e clientes, fornece produtos seguros, inovadores e ambientalmente corretos que a cada dia atendem às necessidades de centenas de milhões de pessoas ao redor do mundo. Com mais de 20.000 funcionários e operando em mais de 150 países, a Tetra Pak acredita na gestão responsável e abordagem sustentável do negócio. O slogan "PROTEGE O QUE É BOM" reflete a visão de tornar o alimento seguro e disponível, em qualquer lugar.  Acesse www.tetrapak.com.br

Ogilvy Public Relations / Lead Comunicação Organizacional 


--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.