terça-feira, 14 de julho de 2009

Quarto óbito por influenza A (H1N1) no Brasil

MINISTÉRIO DA SAÚDE

GABINETE PERMANENTE DE EMERGÊNCIAS

NOTA À IMPRENSA

 

Terça-feira, 14/07/2009, às 19h30

 

Quarto óbito por influenza A (H1N1) no Brasil

 

  1. O Ministério da Saúde informa que foi notificado, nesta terça-feira (14), da morte de um paciente infectado pelo novo vírus influenza A (H1N1), no Estado de São Paulo. É o quarto óbito no país em conseqüência da nova gripe.

 

  1. Trata-se de paciente de 28 anos, que apresentou sintomas em 1º de julho. Procurou serviço médico no último dia 4, quando foi internado, com dificuldade respiratória. No último dia 7, o quadro clínico se agravou. O paciente morreu no último dia 10, mas o resultado do exame só foi divulgado hoje.

 

  1. Investigações iniciais apontam que o paciente teria tido contato com estrangeiros que estavam no Brasil, informações ainda não confirmadas pela vigilância epidemiológica. 

 

  1. Este é o segundo caso de óbito confirmado de paciente com o vírus Influenza A (H1N1) em que a forma de transmissão do vírus ainda está sendo investigada.   Desse modo, até o momento, o Ministério da Saúde não tem evidências para declarar transmissão sustentada do vírus entre pessoas, no país.

 

  1. O Ministério ressalta que já vem se antecipando a eventuais mudanças no cenário e mantém uma rede bem preparada e estruturada para enfrentar a nova gripe. No último dia 3, o MS anunciou novas recomendações para tratamento e internação e realização de exames em pacientes com sintomas graves de gripe; e para o monitoramento de casos suspeitos. Essas medidas, adotadas por estados e municípios, têm o objetivo de oferecer tratamento ágil na rede pública a todos que necessitem.

 

  1. É importante ressaltar que a maioria absoluta das pessoas infectadas pela nova gripe manifesta sintomas leves, parecidos com os da gripe comum, e se recupera rapidamente. A letalidade média da nova gripe no mundo (0,45%) é igual à da gripe sazonal.

 

  1. O monitoramento da circulação do novo vírus no país está sendo feito pelo Ministério da Saúde e pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, com base no acompanhamento dos casos suspeitos e confirmados.

 

  1. O Ministério orienta a população que, ao sentir sintomas de gripe (febre, tosse, coriza e dores de garganta, de cabeça ou pelo corpo), procure o serviço de saúde mais próximo, para avaliação de um médico.

 

  1. De acordo com a última atualização de dados do Ministério da Saúde, em 10 de julho, havia 1.027 casos confirmados da nova gripe no país. Uma nova atualização dos dados ocorrerá nesta quarta-feira (15/7).

 

Agência Saúde


--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.