segunda-feira, 27 de julho de 2009

Fuja das tentações da época de frio e mantenha a boa forma

No inverno é comum sentir mais fome. O organismo sente naturalmente uma necessidade maior de energia para se aquecer e uma das maneiras de obter esta energia é por meio da ingestão de alimentos. O grande problema é que esta época chama alimentos mais calóricos. Chocolate-quente, leite, cappuccino, vinho, conhaque, entre outras bebidas típicas de inverno, são exemplos de alimentos com os quais devemos ficar alertas. Sem moderação, a dieta saudável vai para o espaço e deixa, de saldo, uns quilinhos extras.

 

De acordo com a nutricionista Viviane Chaer Borges, do GANEP Nutrição Humana, a sensação de aquecimento logo após se alimentar é consequência do efeito térmico desempenhado pelos alimentos dentro de nosso organismo. Esse conforto ocorre porque a metabolização destes alimentos gera energia para o nosso corpo.

 

"A matemática não pode ser contrariada. Se a ingestão energética alimentar é maior do que a energia gasta pelo nosso organismo, ganhamos peso. Esta diferença pode ser ainda maior na falta de atividade física, com o baixo gasto energético".

 

Para driblar esse problema, a nutricionista sugere algumas dicas para aproveitar melhor o clima frio, a partir da ingestão de bebidas deliciosas, porém com menor aporte energético, e sempre priorizando a moderação.

 

"O chocolate quente, por exemplo, pode ser preparado com leite desnatado e achocolatado light ou diet, sem adição de açúcar. O mesmo vale para o cafezinho, que aquece do mesmo jeito se tomado com adoçante e fica muito saboroso com uma pitada de canela e chocolate em pó".

 

Outra opção bastante interessante e que pode ocupar o lugar das saladas no inverno são as sopas, sugere. "Nas versões menos calóricas, temos as sopas feitas com folhas e vegetais, ou acrescidas de feculentos como mandioca, mandioquinha, cará ou inhame. Ao ser batidas, se transformam em creme e podem ter como acompanhamento torradas feitas com pães integrais light", acrescenta.

 

Entre as bebidas alcoólicas, Viviane indica o vinho no lugar de destilados, como a vodca ou o conhaque. "Diferente do que muitos imaginam, o álcool não se transforma em açúcar e segue o metabolismo das gorduras".

 

Os chás, por sua vez, são ótimas opções para aumentar a temperatura do corpo e não possuem valor calórico se tomados sem açúcar ou com adoçante.

 

"Além de hidratar, os chás aquecem e têm efeito diurético, o que é muito importante especialmente nesta época do ano, em que as pessoas ingerem menos líquidos do que o necessário", ressalta a nutricionista.

 

A matemática das calorias

 

Confira como pequenos detalhes contidos em uma única xícara das bebidas abaixo podem fazer a diferença:

 

 

Chá- 200ml

Com açúcar (2 colheres de chá)

40Kcal

Com adoçante

4 Kcal

Com mel (1 colher de chá)

20 Kcal

Café- 50ml

Com adoçante

4Kcal

Com açúcar 2 colheres de chá

40 Kcal

Com leite desnatado (20ml) e adoçante

14 Kcal

Com leite integral (20ml) e açúcar (2 colheres de chá)

60Kcal

Capuccino-200ml

Tradicional com leite integral e açúcar (2 colheres de chá)

200 Kcal

Tradicional com leite integral, açúcar (2 colheres de chá) e chantilly

260 Kcal

Light com leite desnatado e adoçante

100 Kcal

Chocolate quente- 200ml

Achocolatado tradicional com leite integral e açúcar (2 colheres de chá)

200 Kcal

Achocolatado tradicional com leite integral, açúcar (2 colheres de chá) e chantilly

260 Kcal

Achocolatado light/diet com leite desnatado e adoçante

100 Kcal

Leite- 200ml

Leite integral com açúcar (2 colheres de chá)

167 Kcal

Leite integral com mel

150 Kcal

Leite desnatado com mel

90 Kcal

Leite desnatado com adoçante

70 Kcal

 Acontece Comunicação e Notícias


--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.