quinta-feira, 23 de julho de 2009

Convênio permite interligação de computadores entre Brasil e França

Acordo foi assinado na abertura do Colóquio Colibri, que reúne pesquisadores brasileiros e franceses de tecnologia e informática
 
Um novo convênio entre Brasil e França permitirá a interligação de pesquisadores brasileiros a uma rede de 5.000 processadores de alta complexidade montada em território francês. O acordo foi assinado no dia 22 de julho, durante a abertura do Colóquio Colibri, evento que reúne cientistas de informática e tecnologia dos dois países em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, e que integra o calendário oficial do Ano da França no Brasil.
 
O Colóquio Colibri é co-organizado pelo Instituto Nacional de Pesquisa em Informática e Automática (INRIA), da França, pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e pelo Instituto de Informática da UFRGS. Para Christophe de Beauvais, adido para a Ciência e a Tecnologia do Consulado Geral da França em São Paulo, o acordo assinado se integra a um contexto de intenso intercâmbio: "A França tem hoje mais de 40 programas de cooperação com o Brasil, tanto em formação superior quanto em pesquisa".
 
A rede de processadores constitui o projeto GRID'5000, mantido pelo INRIA. O convênio assinado permite a interligação desta rede com um processador da UFRGS, o que facilitará a produção de modelos complexos por cientistas brasileiros, como os utilizados, por exemplo, em análises climatológicas. "É um ato a mais dentro de uma colaboração tão rica como a do Brasil com a França", destacou Philippe Navaux, presidente do comitê de organização do colóquio.
 
Conforme a diretora de relações internacionais do INRIA, Dominique Sotteau, o colóquio visa a avaliar os programas existentes e desenhar perspectivas futuras. Ela acredita ser importante incentivar a participação cada vez maior de estudantes nos programas, calcados num "sentimento de cooperação equilibrada": "Queremos caminhar juntos e assim, avançar mais". Wrana Panizzi, vice-presidente do CNPq, ressaltou que a perspectiva do órgão em relação à cooperação bilateral é ampliar ações focalizadas, em especial iniciativas como laboratórios internacionais associados (LIA). "O CNPq apóia atividades que permitam uma maior internacionalização dos grupos de pesquisa", observou.
 
Nelson Maculan, co-presidente do Comitê de Programa Científico do colóquio, exemplificou a intensa comunhão entre a comunidade de pesquisadores brasileiros e franceses ao lembrar-se de um levantamento realizado na época que era reitor na UFRJ (entre 1990 e 1994). "Metade dos doutores da universidade tinha feito doutorado ou pós-doutorado ou havia trabalhado na França", assinalou. A relevância da pesquisa acadêmica em Tecnologia da Informação, em especial, foi ressaltada pelo secretário de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Arno Lorentz. "A Academia fortalecida é fundamental para disseminar o conhecimento num setor tão importante", disse. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs) anunciou o lançamento de um programa de cooperação com INRIA para o intercâmbio de pesquisadores da área de Tecnologia de Informação, Informática e Computação.
 
O Colibri, que termina no dia 23 de julho, está associado ao Congresso da SBC, que reúne pesquisadores, estudantes e profissionais de Computação do país. "Somos a maior sociedade científica em computação da América do Sul e colaboramos com sociedades científicas de todo o mundo", informou o presidente da entidade, José Carlos Maldonado. O Congresso se estende até o dia 24 de julho, em Bento Gonçalves.
 
Os patrocinadores do Ano da França no Brasil(http://anodafrancanobrasil.cultura.gov.br/) são:
 
Comitê dos patrocinadores franceses:
Accor, Air France, Alstom, Areva, Caixa Seguros, CNP Assurance, Câmara de Comércio França-Brasil, Dassault, DCNS, EADS, GDF SUEZ, Lafarge, PSAPeugeot Citroën, Renault, Saint -Gobain, Safran, Thales, Vallourec.

Patrocinadores brasileiros:
Banco Fidis, Bradesco, BNDES, Caixa Econômica Federal, Centro Cultural Banco do Brasil, Correios, Eletrobrás, Fiat, Gol, Grupo Pão de Açúcar, Infraero, Oi, Petrobras, Santander, Serpro, SESC.

Parceria e realização:
TV5, Ubifrance, Aliança Francesa, Culturesfrance, Republique Française,TV Brasil, Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Cultura,Governo Federal do Brasil.
 
Assessoria do Ano da França no Brasil: Entrelinhas Comunicação

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.