quarta-feira, 15 de julho de 2009

Concerto do Dia da França emociona o público em Campos do Jordão

A França foi a homenageada do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão
 
No 14 de julho, a França foi homenageada com um concerto no Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. Na data nacional francesa por excelência, quatro músicos franceses interpretaram obras de Claude Debussy e Olivier Messiaen no Concerto do Dia da França, no Auditório Cláudio Santoro, em Campos do Jordão, em um evento que integrou as comemorações oficiais do Ano da França no Brasil.

Sob as bandeiras dos dois países, os músicos tocaram em um palco iluminado pelas cores da França para um público atento e emocionado. "É um prazer compartilhar essa noite com a música francesa e músicos franceses para juntos homenagear o Brasil no Dia da França", comemorou o cônsul geral da França em São Paulo, Jean-Marc Gravier, destacando a importância do 14 de julho, o marco da Revolução Francesa. "O que gostamos de fazer nesse Ano da França no Brasil é fortalecer os laços entre brasileiros e franceses", afirmou, chamando atenção para a possibilidade de firmar parceiras e realizar novos projetos.

"O Ano da França no Brasil não é uma simples celebração da união brasileira e francesa", emendou o presidente do Comissariado Brasileiro do Ano da França no Brasil, Danilo Santos de Miranda. "É um exemplo de proposta, de intercâmbio, procurando uma vida melhor para todos. Não adianta fazer o Ano da França no Brasil se a vida dos brasileiros e franceses não melhorar". "Viva o Brasil e Viva a França", emendaram o cônsul e o presidente do Comissariado Brasileiro.

A participação francesa no Festival de Campos do Jordão foi marcada pela vinda de 12 músicos do Conservatório de Paris, para tocar nos concertos e dar aulas aos estudantes de música bolsistas selecionados pelo festival. "É formidável, porque é um projeto de  vigor. Esperamos que isso seja o início de uma longa história", destacou Gretchen Amussen, diretora de Relações Internacionais do Conservatório de Paris. "Nós estamos festejando uma relação muito profícua entre os dois países", acrescentou o diretor executivo do festival, Paulo Zuben.

O intercâmbio entre os músicos franceses e os alunos brasileiros foi considerado importante por ambos os lados. "É uma oportunidade ímpar", avaliou Rafael Felipe, estudante de música da UFMG. "É uma operação de um tamanho muito importante. Este tipo de concerto faz todo o sentido e eu espero que tenha continuidade", concorda Florent Jodelat, percursionista do Conservatório de Paris.

A emoção era palpável no silêncio da plateia atenta durante o concerto. "Para mim, tocar no 14 de julho é importante, mas dividir a música com o público brasileiro é magnífico", relatou o violoncelista Marc Coppey. Junto com Emmanuel Strosser no piano, Philippe Aïche no violino e Jérôme-Julien Lafferière no clarinete, eles executaram as peças "Rhapsodie" e "Sonates" de Debussy e "Quatuor pour la fin du temps" de Messiaen. "Foi um grande prazer, tocar em um festival tão prestigioso, em uma sala tão magnífica", destacou o músico, após ser ovacionado pela plateia ao fim do concerto.

"Neste festival maravilhoso marcamos o aniversário importante do Dia da França com um concerto de músicos maravilhosos", elogiou o chefe do Serviço Cultural do Consulado da França em São Paulo, Jean Martin Tidori. "O público brasileiro conhece bem a música francesa, isso vem de uma tradição muito antiga", complementou.

O Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão atraiu pessoas de diversas cidades do país. "Nós viemos de São Paulo para participar do festival. Foi interessante para conhecer a música francesa com mais profundidade", destacaram o engenheiro Antonio Lahoz e sua esposa Regina Helena, administradora de empresas. "É uma oportunidade para prestigiar a França", emendou a advogada Helena Pompeu.

Os patrocinadores do Ano da França no Brasil (http://anodafrancanobrasil.cultura.gov.br/) são:
 
Comitê dos patrocinadores franceses:
Accor, Air France, Alstom, Areva, Caixa Seguros, CNP Assurance, Câmara de Comércio França-Brasil, Dassault, DCNS, EADS, GDF SUEZ, Lafarge, PSAPeugeot Citroën, Renault, Saint -Gobain, Safran, Thales, Vallourec.

Patrocinadores brasileiros:
Banco Fidis, Bradesco, BNDES, Caixa Econômica Federal, Centro Cultural Banco do Brasil, Correios, Eletrobrás, Fiat, Gol, Grupo Pão de Açúcar, Infraero, Oi, Petrobras, Santander, Serpro, SESC.

Parceria e realização:
TV5, Ubifrance, Aliança Francesa, Culturesfrance, Republique Française,TV Brasil, Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Cultura,Governo Federal do Brasil. 
 
Assessoria do Ano da França no Brasil: Entrelinhas Comunicação


--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.