segunda-feira, 27 de julho de 2009

9º Festival de Inverno de Paranapiacaba encerra com mais de 60 mil visitantes

FIP 2009 - Show Oswaldo Montenegro - Crédito David Rego Jr-PSA

A vila histórica recebeu 20 mil pessoas apenas neste domingo, quando foi realizado show de Oswaldo Montenegro 

No último domingo (26) encerrou a nona edição do Festival de Inverno de Paranapiacaba, que apresentou grandes nomes da Música Popular Brasileira, entre eles Luiza Possi, Mariana Aydar, Toquinho, Lô Borges, Vânia Bastos, Luciana Mello, Ná Ozzeti, Vania Abreu e, encerrando a programação, na noite de ontem, Oswaldo Montenegro. 

A forte neblina característica do local não deixou de aparecer e encantar os visitantes, que tiraram cachecóis, gorros, botas e luvas do guarda-roupa para enfrentar o frio e se divertir em meio a uma intensa programação cultural. Mais de 60 mil pessoas estiveram presentes nos três finais de semana do evento. "O 9º Festival foi um sucesso. Apesar do mau tempo, tivemos presença de público semelhante aos anos anteriores", afirma Edson Salvo Melo, Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Santo André. Nos dias 11 e 12 a vila recebeu 10 mil visitantes. Nos dois finais de semana seguintes a quantidade atingiu 25 mil pessoas, totalizando 60 mil. 

Além de muita música boa, puderam ser assistidas durante cerca de 50 horas de evento apresentações de dança e teatrais. Além disso, algumas novidades fizeram parte do Festival este ano. Foi o caso de um Achados e perdidos, da maior quantidade de bilheterias espalhadas pela vila, evitando filas, da troca antecipada do ingresso em três pontos da região central de Santo André (Teatro Municipal, Teatro Conchita de Moraes e Casa do Olhar) e do Espaço Sabina, a fim de proporcionar ao público uma visão entre ciência e arte. O local apresentou Sabinotecas, experimentos "móveis" como energia eólica, gerador de Van de Graaff, duplo cone, gerador manual, modelo de olho (lente divergente e convergente) e máquina a vapor, além de fósseis de dinossauros e outros animais entre os estudos de biologia e um microscópio com lâminas diversas. 

Para os pequenos, além de atividades diferenciadas foi apresentado o Espaço Criança. Sob tendas era possível se divertir com brinquedos, brincadeiras, muita música, teatro e monitores. 

A infraestrutura do evento apresentou ainda praça de alimentação, banheiros químicos, geradores de energia, fraldário, espaço de artesanato e 70 monitores para receber e orientar os visitantes. O esquema de segurança, com reforço da Polícia Militar, Guarda Municipal e de uma empresa particular, deu certo e todas as atividades transcorreram dentro do previsto. Não houve registro de ocorrências policiais ou médicas graves. 

Mais informações e fotos podem ser conferidas no hotsite do evento:
www.santoandre.sp.gov.br/fip_2009

Turismo na vila

De acordo com o Secretário Edson Salvo Melo, há planos de ampliação da oferta de atividades em Paranapiacaba. "Pretendemos rechear o calendário de eventos na vila para que haja constância e maior quantidade de visitantes e as atividades comerciais dos habitantes evoluam. Vamos requalificar os pontos turísticos, aproveitando as economias criativas locais", afirma.

Marcos Imbrizi 
Assessoria de Imprensa
Prefeitura de Santo André


--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.