segunda-feira, 29 de junho de 2009

Semana de Engenharia MAUÁ chega à 8ª edição debatendo a integração do passado com o futuro

Evento acontece de 1º a 04 de julho

 

Passado e futuro se integram na Semana de Engenharia Mauá 2009. Em sua oitava edição, o evento organizado por uma comissão de alunos do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia, sob a orientação de professores da instituição, pretende debater a evolução da produção e das tecnologias empregadas nas diversas áreas da Engenharia, por meio de uma grande linha do tempo. A versão 2009 da Semana de Engenharia Mauá será realizada de 1º a 04 de julho, no campus da Mauá em São Caetano do Sul. A participação é aberta a estudantes de outras instituições de ensino, profissionais da área e interessados em geral. Informações no site do evento: http://www.semana.maua.br.

 

O tema do evento "Integrando conhecimento do Passado ao Futuro" foi escolhido em função da necessidade de se debater como a Engenharia tem evoluído e quanto isso se deve ao que foi feito no passado. "A idéia é mostrar que a Engenharia não se resume ao que ela é hoje; que devemos ter respeito pelo passado, pelo que foi conquistado", resume o estudante André Vasconcelos Medea, diretor de planejamento e infraestrutura da comissão organizadora. Por meio dos eventos programados, palestras e minicursos, o objetivo é fazer uma grande linha do tempo da Engenharia, desde os primórdios, diz ele, lembrando os conhecimentos adquiridos no passado e antecipando o que está sendo preparado para um futuro não muito longíquo.

 

A programação da Semana de Engenharia Mauá 2009 contempla cada uma das habilitações que a Mauá oferece no curso de Engenharia: Alimentos, Civil, Controle e Automação, Elétrica, Mecânica, Produção Mecânica e Química, por meio de palestras, minicursos e visitas às indústrias. "Selecionamos cursos e palestras que abrangem todas as áreas de interesse do público-alvo, que são os alunos dos cursos de Engenharia", destaca o professor Thiago Antônio Grandi de Tolosa, que integra a coordenação geral do evento. Entre as empresas participantes estão Petrobrás, Mercedes Benz, Lorenzetti, Grow, TV Globo, Sadia e Yokogawa.

 

Motivadas pelo tema da Semana, empresas convidadas como a Sadia e L'Oreal, por exemplo, pretendem apresentar palestras retratando a evolução de seus produtos e processos. No caso da Sadia, a evolução das embalagens ao longo da consolidação da marca será a pauta da apresentação. Já a L'Oreal abordará a evolução no processo de fabricação da indústria de cosméticos. Serão temas de palestras, também, a "TV digital e novas tecnologias", "A robótica como recurso industrial nos processos produtivos", "Soluções em ar comprimido". A programação dos minicursos inclui assuntos como Automação industrial (Festo); Impermeabilização (Sika); Mapeamento do fluxo de valor (Kaizen). Alguns cursos serão ministrados por profissionais da Mauá, entre eles os cursos de Explosivos e Word avançado. 

  

Intercâmbio - A Semana de Engenharia Mauá é um evento anual, extracurricular, que tem o objetivo de promover o contato do meio acadêmico com empresas que compõem o mercado de trabalho, favorecendo, assim, o intercâmbio de conhecimentos e experiências. É, assim, uma oportunidade para os participantes conhecerem novas tendências e tecnologias aplicadas a diferentes áreas da Engenharia, além de favorecer a integração entre os alunos da Engenharia Mauá com estudantes de outras instituições de ensino e profissionais atuantes no mercado.

 

Histórico - As "Semanas de Engenharia" na Mauá tiveram início em 1984, quando foram realizados dois eventos com as denominações: "Semana de Engenharia Sanitária" e "I Semana de Engenharia Química". Em 1986, foi realizada em conjunto a "III Semana de Engenharia Química" e a "I Semana de Engenharia de Alimentos". Até que, em 2002, o evento foi unificado e passou a abranger todas as habilitações em Engenharia oferecidas pela Mauá. Um dos desafios enfrentados pelos alunos é aprender a trabalhar em equipe, uma vez que eles são responsáveis por todo o desenvolvimento da semana, incluindo programação e convites aos palestrantes. 

 

Serviço: VIII Semana de Engenharia Mauá - "Integrando o conhecimento do passado ao futuro"

Período: 1º a 04 de julho

Abertura – dia 1o: entrega de material a partir das 7h / cerimônia de abertura às 8h

Local: Instituto Mauá de Tecnologia - Praça Mauá, 1 - São Caetano do Sul

Telefone: (11) 4239-3169 / 4239-3176

Informações e inscrições: www.semana.maua.br ou semanamaua@gmail.com

 

INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA – IMT

 

O Instituto Mauá de Tecnologia - IMT é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, cujo objetivo principal é promover o ensino técnico-científico, visando a formação de recursos humanos altamente qualificados, que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico do país.

 

Fundado em 11 de dezembro de 1961, o IMT foi autorizado pelo MEC, em janeiro de 2000, a criar seu Centro Universitário com sede no Campus de São Caetano do Sul, onde são oferecidos os cursos de graduação em Design do Produto, Engenharia e Tecnologia, além do programa de Pós-graduação em Engenharia de Processos Industriais. Nesse Campus também está localizado o Centro de Pesquisas, que por meio do desenvolvimento de projetos de pesquisa, trabalhos orientados por professores e estágios, complementa a formação dos alunos. No Campus de São Paulo estão a Escola de Administração Mauá e o Centro de Educação Continuada em Engenharia e Administração.

 

Di Fatto Central de Comunicação

 




--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.