segunda-feira, 15 de junho de 2009

"Oásis do Atlântico" abre mostra de documentários sobre o mar

Eduardo Meurer no Cine Roxy
foto Nirley Sena / A Tribuna de Santos
 
Semana Vida Marinha oferece discussão sobre o mundo submerso, com exibição dos melhores trabalhos da carreira de Lawrence Wahba



 
As mais remotas ilhas oceânicas do Brasil foram desbravadas por estudantes e curiosos que compareceram no Cine Roxy nesta manhã de segunda-feira (15/6). O documentário "Oásis do Atlântico" abriu com sucesso a "Mostra Vida Marinha de documentários sobre o mar", que acontece até quinta-feira (18), em Santos (SP). Os filmes são exibidos às 10 da manhã, seguidos por palestras com especialistas da área marinha. A entrada é gratuita.
 
"Oásis do Atlântico" mostrou a expedição de uma equipe de biólogos e oceanógrafos pelas ilhas mais distantes da costa brasileira: Trindade Martim Vaz e Rochedos de São Pedro e São Paulo. Liderado pelo renomado mergulhador brasileiro Lawrence Wahba, o grupo viajou cinco dias mar adentro, até alcançar as ilhas que são verdadeiros paraísos no meio do Atlântico.
 
Durante os mergulhos, foram retratados animais raros. Espécies costeiras, que podem ter sido levadas à milhas de distância ainda como larvas pelas correntes do mar, e o tubarão baleia, o maior do mundo e que dificilmente pode ser visto. No documentário, afirma-se que encontrar um tubarão baleia no oceano, é como achar uma agulha no palheiro. 
 
Após a exibição do filme, o público pôde tirar dúvidas e debater de forma descontraída assuntos sobre a preservação das ilhas, do oceano e das espécies que o habita, com o convidado Eduardo Meurer, gestor ambiental, instrutor de mergulho, comandante de embarcações e cinegrafista submarino.
 
Meurer foi um dos cinegrafistas de "Oásis do Atlântico" e considera Rochedos de São Pedro e São Paulo o seu local preferido. "Tenho esse lugar como meu nirvana. É bom que seja inóspito, pois limita a entrada de pessoas e preserva o ambiente".
 
O mergulhador também afirma que apesar de haver uma preocupação das autoridades com a proteção do oceano, a ação individual é de extrema importância para a preservação das espécies. "A conscientização ambiental tem que vir do próprio pescador".
 
A estudante de Biologia Marinha, Mariana Bertevell, ressaltou a relevância da Mostra, afirmando que documentários como estes nunca são exibidos no cinema. "Só tem acesso a este tipo de trabalho quem tem TV a cabo, por isso acho que vale muito a pena vir assistir estes filmes com qualidade e de graça".
 
A "Mostra Vida Marinha de documentários sobre o mar" exibe amanhã a "Rebelião dos Tubarões", em que cientistas tentam explicar o motivo da série de ataques de tubarões que vem acontecendo em Recife. Para provar a inocência dos animais, o mergulhador Lawrence Wahba, viaja ao Caribe e mergulha cara a cara com os tubarões tigre e cabeça chata, espécies responsáveis pela maioria dos ataques na costa brasileira.
 
Após o filme, Otto Gadig ministra a palestra "Tubarões, vítimas ou vilões". Otto é PHD em tubarões e professor da Unesp Santos, um dos maiores especialistas em elasmobrânquios no país. Foi consultor e personagem do documentário "Rebelião de Tubarões".
 
Vida Marinha - A "Mostra Vida Marinha de documentários sobre o mar" faz parte da Semana Vida Marinha que acontece pela segunda vez na cidade de Santos, litoral sul de São Paulo. Nos dias 18 e 19 de junho terá início o Meeting "Vida Marinha - Desenvolvimento e Preservação dos Mares", no Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini - Concais, no Porto de Santos.
 
Com iniciativa da TV Tribuna, afiliada Rede Globo na Baixada Santista e Vale do Ribeira, e realização da Una Marketing de Eventos, com patrocínio da Unimonte e Grupo Rodrimar, o Meeting "VIDA MARINHA - Desenvolvimento e Preservação dos Mares" tem como objetivo alertar o público para a conservação dos oceanos e reunir especialistas no assunto.
 
Os interessados em participar já podem se inscrever gratuitamente pelo hotsite www.tvtribuna.com/vidamarinha.
 
O Meeting "VIDA MARINHA - Desenvolvimento e Preservação dos Mares" é uma iniciativa da TV Tribuna, afiliada Rede Globo na Baixada Santista e Vale do Ribeira, e realização Una Marketing de Eventos. Com patrocínio da Unimonte e Grupo Rodrimar. Apoio: MedMar, Concais, Mar Sub, Cine Roxy-Santos e Santos Film Commission.
 
Serviço:
 
Mostra Vida Marinha de documentários sobre o mar - Ciclo de 4 Documentários de Lawrence Wahba seguidos de palestras com o mergulhador e integrantes da sua equipe.
Local: Cine Roxy
Endereço: Avenida Ana Costa, 443, Gonzaga - Santos (SP).
Datas: de 15 a 18 de junho de 2009
Horário: Os filmes serão exibidos às 10h, e as palestras acontecem às 11h
Ingresso: Gratuito, sujeito à lotação da sala
Informações: (13) 3224-2211 - Una Eventos / www.tvtribuna.com/vidamarinha
 
Programação:
 
Dia 16, terça-feira: Documentário "Rebelião dos Tubarões". Palestra com Otto Gadig.
Dia 17, quarta-feira: Documentário "O Atol Esquecido". Palestra com Marcelo Skaf.
Dia 18, quinta-feira: Documentário "A Ilha dos Golfinhos". Palestra com Lawrence Wahba.
 
Por Anna Gabriela Ribeiro - Mtb 56039
(13) 9736-8146
 
 
 



-- 
rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.