sexta-feira, 19 de junho de 2009

Estreia na TV Cultura - Rumos da Música

Atração, que começa a ser exibida dia 22, mostra a diversidade e a riqueza sonora do país 

A partir do dia 22 de junho, todas as segundas-feiras, às 23h45, a TV Cultura exibe a nova temporada do programa Rumos da Música. Apresentado por Daniel Daibem – radialista e âncora do programa Sala dos Professores, na Rádio Eldorado FM -, a atração traz uma série de 58 programas, com duração de 30 minutos cada um, com shows e entrevistas dos músicos selecionados e produzidos pelo projeto Rumos Música Itaú Cultural edição 2007/2009.  Todo esse conteúdo estará reunido numa caixa composta por 12 dvds, com lançamento previsto pelo instituto para o mês de agosto. 

Móveis Coloniais de Acaju - Foto: Divulgação TV Cultura

De música eletrônica à erudita, Rumos da Música abre espaço para o que de mais relevante está sendo produzido por artistas e grupos dos quatro cantos do país. No programa que inaugura a série, os brasilienses do Móveis Coloniais de Acaju fazem uma apresentação para lá de animada e cheia de energia, digna das big bands. 

Influenciados por bandas como a de Emir Kusturica - No Smoking Orchestra, os dez integrantes do Móveis Coloniais de Acaju trazem um robusto naipe de metais e a mistura do rock, ska, música brasileira e ritmos de vários cantos do mundo. O pitoresco nome é baseado num conflito histórico que uniu índios e portugueses contra os ingleses, na Ilha do Bananal. 

Formado em 1998, o grupo lançou seu primeiro disco, Idem, em 2005, com tiragem inicial de três mil cópias. O segundo, o single Sem Palavras, lançado em 2007, ficou em 21ª posição na lista das 50 melhores músicas do ano na revista Rolling Stone. Com passagem em eventos como o Brasília Music Festival (2003), Curitiba Rock Festival (2005) e Porão do Rock (2000, 05, 07 e 08), os garotos do Móveis já estiveram ao lado de nomes consagrados da música estrangeira e brasileira como Live, Alanis Morissette, Simply Red, Slackers e Voodoo Glow Skulls, Charlie Brown Jr., Ultraje a Rigor, Ira!, Pato Fu, Barão Vermelho, Dead Fish e Los Hermanos. 

Fazem parte da banda André Gonzáles (voz), BC (guitarra), Beto Mejía (flauta transversal), Eduardo Borém (gaita cromática, teclados e escaleta), Esdras Nogueira (sax barítono), Fabio Pedroza (baixo), Leonardo Bursztyn (guitarra), Paulo Rogério (sax tenor), Coaracy (bateria), Xande Bursztyn (trombone). 

Antologia musical

Rumos da Música é uma parceria entre a TV Cultura e o Instituto Itaú Cultural, que, por meio do seu projeto Rumos, mapeia as diversas dimensões da produção cultural e artística, em todas as regiões do Brasil. Confira a seguir as apresentações que vão ao ar nos próximos programas da TV Cultura. 

29 de junho - Quartchêto

Um dos conjuntos de música instrumental brasileira mais premiados dos últimos anos, o grupo gaúcho apresenta influências da banda franco-argentina Gotan Project e do conterrâneo Renato Borghetti. A matéria-prima dos músicos são os ritmos sulistas, como a milonga, o chamamé e o vanerão. Esses elementos regionais servem de base para uma sonoridade sofisticada, vigorosa e original do combinado percussão-violão-acordeom-trombone.

06 julhoWado

Nascido em Santa Catarina, mas alagoano de coração, Wado é uma das pontas-de-lança da música brasileira contemporânea. Depois de integrar a Banda Santo Samba, o artista vem investindo em sua carreira solo e já lançou três elogiados álbuns: O Manifesto da Arte Periférica (2001), Cinema Auditivo (2002) e a Farsa do Samba Nublado (2004).

13 de julho - Banda de Pífanos Santo Antonio de Carnaíba

A Banda de Pífanos Santo Antonio de Carnaíba é um grupo centenário, criada na zona rural de Carnaíba, uma cidadezinha do interior pernambucano. Em atividade desde 1902, a banda foi fundada por Firmino Barbosa e até hoje, geração após geração, o grupo mantém sua estética original - dois pífanos, prato, caixa e zabumba. Com um repertório de xotes, forrós e baiões, os cinco integrantes da formação atual se dividem entre a música e o trabalho na agricultura. A banda de Pífanos Santo Antonio de Carnaíba tem dois discos lançados, ambos produzidos pelo conterrâneo Cacá Malaquias, saxofonista e flautista da Banda Mantiqueira.

20 de julho - Eliakin Rufino

O artista Eliakin Rufino, de Boa Vista, capital de Roraima, é poeta, cantor, compositor, produtor cultural, professor e filósofo. Ele começou sua carreira artística nos anos 1980, lançando livros de poesia, depois enveredou também pela música. Seu trabalho como compositor é caracterizado por letras ácidas e bem-humoradas que tratam de assuntos sociais, ambientais, políticos e existenciais.

27 de julho - Axial

O grupo paulistano Axial mostra sua linguagem moderna de música eletrônica e eletroacústica. O repertório mescla canções autorais com temas tradicionais brasileiros, haitianos e africanos. O canto em português, iorubá e crioulo da tecladista Sandra Ximenes se unem aos timbres dos sopros, da guitarra e do contrabaixo.

3 de agosto - Dona Maria do Horto

Dona Maria do Horto, cearense do Crato, leva a vida há muitos anos lavando roupas, rezando e cantando como romeira. Atravessou o Brasil e aprendeu um extenso repertório de músicas relacionadas à tradição oral religiosa. Canta Benditos, festeja o Padre Cícero e seus milagres e, como gosta de um arrasta-pé, arrisca até mesmo um forró. Artista amadora, Dona Maria do Horto nunca havia imaginado subir num palco. Isso só aconteceu em 2003, quando cantou com a Orquestra de Rabecas Cego Oliveira, nos festejos de aniversário de Padre Cícero, em Juazeiro do Norte. Em 2005, participou das coletâneas Ceará Original Soundtrack I e II. Em 2007, recebeu do Centro de Arte e Cultura Dragão do Mar, em Fortaleza, o título de Mestra da Cultura.

10 de agosto - Vitor Pirralho e Unidade

Professor de literatura brasileira, Vítor Lucas Dias Barbosa, o Vitor Pirralho, viu no discurso antropofágico do escritor Oswald de Andrade a chave de seu trabalho musical. Assim, junto com o Grupo Unidade mistura o rap com pop, eletrônica e outros ritmos. Já as letras versam com muita fluidez e clareza sobre o cotidiano das grandes cidades, antropofagia, literatura, história e questões mundiais.

17 de agosto - Duo Priedols Kacelnik

No fim de 2005, o paulistano André Priedols e o carioca Daniel Kacelnik resolveram juntar seus violões para apresentar um trabalho no curso de música da Universidade Estadual de Campinas, a Unicamp. A combinação deu certo e eles não pararam mais de tocar juntos. Explorando um repertório tradicional para a formação, o duo investe em obras de Manuel De Falla, Douglas Lora, Radamés Gnatalli e Paulo Bellinati. 

Serviço:
Rumos Música
Estreia na TV Cultura: 22 de junho
Exibição: as segundas-feiras, às 23h45
 

Silvia Vivona /Assessoria de Comunicação da TV Cultura



--
http://www.farolcomunitario.com.br
rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.