terça-feira, 16 de junho de 2009

Dez Secretários de Meio Ambiente discutem mudanças climáticas em Belém

Secretários de Meio Ambiente do Pará, Amazonas, Mato Grosso, Amapá e Acre, dos Estados da Califórnia, Illinois e Wisconsin e das províncias de Aceh e Papua (Indonésia), que integram o Fórum de Governadores sobre Mudanças Climáticas, reúnem-se em Belém nesta quinta (18) e sexta-feira (19), para discutir ações conjuntas que possam ser desenvolvidas de forma compartilhada.

 

É a primeira reunião realizada após o encontro de governadores de Estados detentores de florestas tropicais, ocorrido em Los Angeles, Califórnia (EUA), em novembro do ano passado, sob a liderança do governador Arnold Schwarzenegger. Na ocasião, os governadores assinaram um memorando, assumindo o compromisso de implementar políticas públicas em defesa da floresta e das populações tradicionais, e ainda de viabilizar mecanismos de pagamento por serviços ambientais.

 

Cooperação - O workshop, denominado "Força Tarefa da Cúpula dos Governadores sobre Mudanças Climáticas e Florestas" (GCF, na sigla em inglês), discutirá as diretrizes e as possibilidades de cooperação entre os Estados envolvidos, especialmente o mecanismo de REDD (redução por desmatamento e degradação evitados) e programas relacionados às mudanças climáticas.

 

O titular da Sema, Aníbal Picanço, explica que o workshop é uma oportunidade de os secretários de Meio Ambiente nivelarem metodologias e, assim, definir seus próprios projetos de desenvolvimento ambiental.

O Pará, segundo Picanço, quer sair na frente na elaboração de seus projetos, como já vem fazendo, a exemplo do Plano de Prevenção, Controle e Alternativas do Desmatamento (PPCAD), lançado no último dia 5 de junho, e que estabelece metas para redução do desmatamento ilegal em 46% até o limite máximo de 1.233 km2, cumpridas até 2020. O Pará foi o primeiro Estado a entregar seu plano.

 

O Estado do Acre participará do workshop como convidado, mas deverá integrar-se ao GCF, já que a expansão do grupo deverá ser votada durante o evento.

 

Local: Hilton Hotel - Camarote A
Endereço: Av. Presidente Vargas, 882
Belém (PA)
Data: 18/6/2009

Horário: 9h

Assessoria de Imprensa do Governo do Pará
Ex-Libris Comunicação Integrada




--
http://www.farolcomunitario.com.br
rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.