domingo, 31 de maio de 2009

Diagnóstico precoce de câncer de mama no aumento da chance de cura

Em 2 de junho de 2009, o Ação Saúde, programa de TV da Associação Paulista de Medicina, leva ao ar relevante debate sobre o câncer de mama, neoplasia responsável por elevadas taxas de mortalidade entre as mulheres brasileiras – cerca de 10 mil mortes ao ano. Os convidados especiais serão os doutores Ivo Carelli Filho, presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional São Paulo, e Carlos Alberto Ruiz, médico assistente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

 

A cada ano, aumenta significativamente o número de mulheres acometidas por essa doença. O Ministério da Saúde atesta que são diagnosticados em torno de 50 mil novos casos anualmente em todo o Brasil. A cidade de São Paulo, por exemplo, comporta 6 mil dos diagnósticos em território nacional. Idade, histórico familiar e gravidez após os trinta anos são alguns fatores que contribuem com esses números.

 

Há métodos eficazes e fundamentais para a descoberta do câncer de mama, como o autoexame e a mamografia. Embora seja um tumor maligno, é uma doença com chances de cura. Aliás, o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento, pois aumenta a chance de cura até em 90%. Com o uso de novas drogas e os avanços sobre o conhecimento da neoplasia é possível oferecer à paciente uma boa qualidade de vida.

 

O comando do Ação Saúde é de Jorge Carlos Machado Curi, âncora e presidente da Associação Paulista de Medicina.

 

Um programa sobre as principais questões da saúde feito por quem de fato entende do assunto: os médicos

 

Ação Saúde tem a meta de se transformar numa referência para o debate das principais questões da medicina e da ciência. Tem linguagem acessível para que a população possa entender as deficiências do sistema e as perspectivas de mudanças. É uma contribuição para a formação de uma consciência crítica, além de um incentivo para a maior participação da comunidade nos destinos da saúde.

 

A prevenção de doenças, atividade física, alimentação saudável, a inserção da iniciativa privada na saúde, as parcerias para gestão, os gargalos do atendimento, as tecnologias, os avanços em tratamento, diagnóstico, além de assuntos factuais, são abordados em Ação Saúde. A atração tem abrangência nacional e vai ao ar sempre às terças- feiras, às 21h.

 

"É uma produção voltada para o público em geral, e é uma prestação de serviço da entidade junto à sociedade", destaca Jorge Curi. "Queremos ficar cada vez mais próximos dos cidadãos, pois só assim daremos conta de vencer os grandes desafios da saúde no país". 

 

Ação Saúde pode ser acompanhado nos seguintes canais: Canal 34na TV aberta; Canal 26 na NET; Canal 73 na TVA; Canal 21 na Sky; Canal 221 na Direct TV; Canal 3 na TEC SAT ou ao vivo no site: www.redevida.com.br


Acontece Comunicação e Notícias

 




--
http://www.farolcomunitario.com.br
rede web de informação e cultura