terça-feira, 19 de maio de 2009

Coca-Cola Brasil realiza a terceira edição da Semana Otimismo que Transforma

·        A cada embalagem vendida entre 17 e 23 de maio, 2,5 centavos serão revertidos para os programas do Instituto Coca-Cola Brasil

·        Cantora Alcione é a estrela do comercial

·        Campanha mobilizou consumidores em todo o país e arrecadou R$ 4 milhões para os programas do Instituto Coca-Cola Brasil no último ano


O Sistema Coca-Cola Brasil realiza a terceira edição da Semana Otimismo que Transforma, entre os dias 17 e 23 de maio. Durante este período, cada embalagem vendida de qualquer produto do portifólio da Coca-Cola Brasil, como refrigerantes, sucos, águas, chás, energéticos e hidrotônicos, reverterá 2,5 centavos para os programas desenvolvidos pelo Instituto Coca-Cola Brasil.

Esta é a terceira edição de uma campanha vitoriosa. No último ano, o Instituto Coca-Cola Brasil arrecadou R$ 4 milhões com a Semana, que foram investidos nos programas do Instituto na área de meio ambiente e educação: Reciclou, Ganhou, Programa de Valorização do Jovem, Educação Campeã e Água das Florestas Tropicais Brasileiras.

O montante arrecadado na edição de 2008 da Semana Otimismo que Transforma contribuiu de forma significativa para diversas iniciativas de sustentabilidade. Na área de reciclagem, a Coca-Cola Brasil lançou, em parceria com o Wal-Mart, uma ação de engajamento do consumidor para o reaproveitamento de lixo, instalando estações de reciclagem em 250 lojas da rede de varejo. Os recursos viabilizaram ainda a ampliação da rede do programa Reciclou, Ganhou, que saltou de 30 para 70 cooperativas apoiadas, e a otimização da gestão dos processos de reciclagem, por meio de parceria firmada com a ONG Doe Seu Lixo. Os recursos possibilitaram ainda uma forte expansão de atuação na área de Educação. Entre os destaques está o projeto Educação Campeã, parceria entre o Instituto Coca-Cola Brasil, a Renosa - fabricante do Sistema Coca-Cola Brasil para os estados do Mato Grosso, Maranhão, norte do Tocantins e oeste de Goiás – e o Instituto Ayrton Senna. Implementado no Maranhão – estado que figura entre os com menor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do País – o projeto de melhoria na qualidade do Ensino Fundamental já atende a 36 mil crianças por ano.

O sucesso da campanha deve-se, principalmente, à participação de milhões de consumidores que não pagam nada a mais pelos produtos no período.

"A cada ano, a Semana Otimismo que Transforma supera nossas expectativas, principalmente porque esta é uma iniciativa pioneira em todos os países do mundo onde a Coca-Cola está presente. A campanha reafirma o nosso compromisso com o meio ambiente e a responsabilidade social, representado pelos 'Ps' de Planeta e Pessoas, que estão contemplados na plataforma de sustentabilidade Viva Positivamente", afirma Marco Simões, diretor-superintendente do Instituto Coca-Cola Brasil e também vice-presidente de Comunicação e Sustentabilidade da Coca-Cola Brasil.

Com uma das maiores capilaridades do mercado, chegando a cerca de um milhão de pontos de venda em todo o território nacional, o Sistema Coca-Cola Brasil conta com todo o potencial da força de vendas nessa mobilização social. "Como uma das líderes no mercado de bebidas não-alcoólicas, a Coca-Cola Brasil considera que tem o papel de sensibilizar o consumidor para questões desta importância. Por isso, criamos este formato, convidando o consumidor a participar com o Instituto Coca-Cola Brasil da construção de um país melhor", diz Simões.

Entre os principais parceiros da Coca-Cola Brasil para esta campanha estão o McDonald''''s, Wal-Mart, Spoleto, Domino's, Koni Store e Carrefour. E além dos parceiros, esta campanha também conta com uma ajuda de peso. Todos os funcionários da Coca-Cola Brasil foram convidados a ajudar a equipe de vendas, como voluntários, ativando vários pontos de venda.

Alcione é a Estrela da Campanha

Este ano, a Semana Otimismo que Transforma contou com a participação da cantora Alcione. Conselheira do Instituto Coca-Cola Brasil e com mais de 20 anos de experiência como voluntária, Alcione não cobrou cachê para narrar o comercial que está no ar.

 "Eu acredito nos programas sociais que mobilizam a sociedade. Quando a gente se une, a gente transforma de verdade. Temos que fazer a nossa parte também. Precisamos primeiro varrer a porta da nossa casa, depois cobrar que o vizinho faça o mesmo. Eu gosto de agir, sou uma pessoa de ação. Acredito nos programas do Instituto Coca-Cola Brasil porque eles transmitem credibilidade e ajudam a resgatar a dignidade das pessoas que deles participam", disse Alcione, que gravou também mais dois filmes: um institucional e outro para a força de vendas.


A Campanha

A campanha elaborada pela agência de publicidade DPZ para a Semana Otimismo que Transforma conta com filme em TV fechada, anúncios em revistas, jornais, spots para rádios e material de divulgação em pontos de venda, além de um  plano especial para mídias sociais como Orkut, Twitter, YouTube, FaceBook e Blogs, desenvolvido pela  DSONE, especialista neste segmento.

Filme TV:

Ficha Técnica:

Cliente: Coca-Cola Brasil
Agência: DPZ  - DUAILIBI, PETIT, ZARAGOZA PROPAGANDA LTDA
Produtora: Blue com adapatação pela Cinerama Brasilis
Produto: Semana Otimismo que Transforma
Título: CAMINHÃO
Título da versão editada: JORNADA DO CAMINHÃO (01 20)
Duração: 30"
Direção: Mario Nakamura
Trilha: AD Musica
Aprovação cliente: Raquel Cunha e Marco Simões


Roteiro:

CAMINHÃO 30"

Em um tom leve e otimista, a trilha sonora acompanha a locução, que vai explicando o projeto de acordo com as imagens alegres e positivas.

Câmera acompanha o caminhão da Coca-Cola, que é conduzido por um motorista que demonstra alegria e satisfação em realizar seu trabalho.

O caminhão pára em uma estação de reciclagem, onde os funcionários separam garrafas Pets para serem recicladas. O caminhoneiro e os funcionários se despedem de forma animada.

Locução: Semana Otimismo que Transforma. Uma semana para espalhar otimismo pelo mundo.

Surge lettering que acompanha e dá suporte à locução:  Semana Otimismo que Transforma. De 17 a 23 de maio. Todo produto =  ajuda.

Corta para cena do caminhoneiro descarregando o caminhão e entregando caixotes para a população. Eles recebem os caixotes e felizes, vão passando de mão em mão.

Câmera acompanha o caminhão, que vai trazendo alegria por onde passa. Crianças abrem sorriso e acenam para o caminhoneiro. Durante o trajeto, são apresentados os programas da Coca-Cola Brasil, com suas logos.

Locução com lettering: Entre os dias 17 e 23 de maio, todo produto Coca-Cola Brasil que você consumir vai virar ajuda para projetos de proteção da água (Surge logo Programa Água das Florestas), educação (surge logo Programa Valorização do Jovem e Educação Campeã) e inclusão social através da reciclagem (Surge logo Reciclou Ganhou).

Caminhoneiro é recebido por um grupo de crianças que ganham mais caixas. Câmera se distancia e as crianças alegres, se despedem acenando. Caminhão segue seu caminho.

Corta para ícones, produtos e assinatura em cima sobre o fundo vermelho.

Locução: Semana Otimismo que Transforma. Participe!

http://www.youtube.com/watch?v=cSQdyR6-QhA

Instituto Coca-Cola Brasil

O Instituto Coca-Cola Brasil é o responsável pelos projetos sociais e ambientais de âmbito nacional do Sistema Coca-Cola Brasil. Seu Conselho Consultivo tem a função de assessorar a administração do Instituto, orientar as políticas econômicas, sociais e financeiras e opinar sobre matérias que sejam submetidas pela diretoria da entidade. A atuação do Instituto Coca-Cola Brasil dá ênfase a programas nas áreas da educação e meio ambiente. Os principais programas ligados ao Instituto são o Programa de Valorização do Jovem, o projeto Educação Campeã, o Reciclou, Ganhou e o Água das Florestas Tropicais Brasileiras.

Programa de Valorização do Jovem

O Programa de Valorização do Jovem foi implantado em 1999, com o objetivo de reduzir a evasão escolar no ensino público fundamental. O Programa atende 4.800 alunos do Ensino Fundamental em nove estados brasileiros. Até hoje já foram beneficiados mais de 30 mil estudantes. A mecânica do programa prevê que, em cada escola associada, alunos do 6º ao 8º ano com grave risco de evasão atuem como monitores de estudo de alunos do 1º ao 4º ano, igualmente com dificuldades de aprendizado. A evasão escolar média dos participantes do programa é de 0,7% contra uma média nacional de cerca de 7,5% registrada pelo INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.


Educação Campeã

Parceria entre o Instituto Coca-Cola Brasil, a Renosa - fabricante do Sistema Coca-Cola Brasil para os estados do Mato Grosso, Maranhão, norte do Tocantins e oeste de Goiás – e o Instituto Ayrton Senna, o projeto Educação Campeã tem por objetivo a melhoria na qualidade da educação no Ensino Fundamental no Maranhão, estado que figura entre os de menor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do País.  O projeto é calcado em quatro programas: Se Liga, Acelera Brasil, Circuito Campeão e Gestão Nota 10. O primeiro a ser implementado foi o Gestão Nota 10 que, juntamente com as equipes escolares, as equipes das regionais de ensino e as da Secretaria de Educação, introduz rotinas gerenciais no processo educacional. A iniciativa já atende a 36 mil crianças por ano.


Reciclou, Ganhou

Criado pela Coca-Cola Brasil em 1996, o Programa, operado em parceria com os fabricantes regionais autorizados, tem como foco principal o apoio material e técnico a cooperativas de catadores. O Reciclou, Ganhou apoia 70 cooperativas em 21 estados. Graças a iniciativas como esta, o Brasil é hoje o país com maior índice mundial de reciclagem de alumínio (96%) e um dos maiores em reciclagem de PET (53%). O programa também contempla a criação de mais de 250 estações de reciclagem dentro das lojas Wal-Mart. Até o final de 2009, este projeto estará presente em todas as lojas Wal-Mart do Brasil.

Água das Florestas Tropicais Brasileiras

Com foco na recuperação, proteção e manutenção de bacias hidrográficas através da recomposição florestal de áreas próximas a rios e lagos, o Programa Água das Florestas Tropicais Brasileiras é uma iniciativa do Instituto Coca-Cola Brasil que envolve a participação conjunta de vários setores da sociedade. O resultado é uma força multidisciplinar que soma conhecimentos, tecnologias e recursos, atuando sobre um determinado manancial de forma integrada às comunidades locais. Em sua fase inicial, o programa contempla uma bacia hidrográfica inteira com a preservação manancial da Bacia do Rio Piraí. O projeto prevê o reflorestamento com cerca 3,3 milhões de mudas de espécies nativas em uma área 3.000 hectares em até cinco anos. O investimento estimado é de R$ 27 milhões.

Sistema Coca-Cola Brasil

A Coca-Cola Brasil atua em sete segmentos do setor de bebidas não-alcoólicas – águas, chás, refrigerantes, sucos, energéticos, hidrotônicos e lácteos, com uma linha de mais de 150 produtos, entre sabores regulares e versões de baixa caloria. O Sistema Coca-Cola Brasil, formado pela Coca-Cola Brasil e 16 grupos fabricantes brasileiros, além da Leão Junior, Del Valle e Minute Maid Mais, emprega diretamente mais de 38 mil funcionários, gerando indiretamente cerca de 340 mil empregos.

Os investimentos do Sistema no Brasil somaram quase R$ 5 bilhões nos últimos cinco anos e agora, em 2009, será investido mais R$ 1,75 bilhão. A sustentabilidade é um compromisso da Coca-Cola Brasil e se reflete na forma como a empresa e seus fabricantes lidam com as pessoas e com o meio ambiente. O índice de uso de água da Coca-Cola Brasil, por exemplo, é um dos melhores do mundo. São 2,1 litros de água para cada litro de bebida produzido - menos da metade do volume utilizado 12 anos atrás. Na reciclagem, a Coca-Cola Brasil desenvolveu, através do Instituto Coca-Cola Brasil, um programa chamado "Reciclou, Ganhou" que, desde 1996, colabora para que o País seja um dos mais avançados na reciclagem de materiais. Hoje, 96% das latas de alumínio e 53% das garrafas PET são recicladas.

Para saber mais, visite os sites: www.institutococacola.org.br e www.cocacolabrasil.com.br.


Textual Serviços de Comunicação
Assessoria de Imprensa da Coca-Cola Brasil








--
http://www.farolcomunitario.com.br